5 dicas para melhorar a relação consigo mesmo
Melhorar a relação consigo mesmo é vital para a saúde mental
Adotar práticas para melhorar a relação consigo mesmo não é apenas vital para sua saúde mental, mas pesquisas sugerem que quanto mais praticamos atividades de autocuidado, mais confiantes, criativos e produtivos nos tornamos.
Muitas coisas podem atrapalhar a sua relação consigo mesmo, incluindo responsabilidades de cuidar da família, trabalho, compromissos sociais e muito mais.
Autocuidado não é ser egoísta, mas apenas o hábito de cuidarmos de nós mesmos e de nossas necessidades, aliviando os sentimentos de estresse e ansiedade do dia a dia.
Por isso, experimente adotar algumas das práticas abaixo.
1. Diga mais “não” aos outros e diga mais “sim” ao seu autocuidado
Aprender a dizer “não” é uma tarefa muito difícil. Vivemos hoje numa cultura em que somos quase obrigados a dizer “sim” quando alguém pede nosso tempo, dinheiro ou energia.
O lado negativo disso é que muitas vezes a pessoa se sente sobrecarregada em ajudar os outros e, na maioria das vezes, deixa de lado o autocuidado.
Não há problema nenhum em ajudar os outros, porém, essa ação nunca deve ocorrer quando quem está precisando de ajuda no momento é você mesmo. Caso contrário, você acumulará apenas esgotamento, ansiedade e irritabilidade.
Portanto, quando você aprender a dizer não educadamente, começará a se sentir mais autoconfiante e terá mais tempo para cuidar de si mesmo.
2. Seja grato
Não importa o quão ruim seja o seu dia, todos nós temos algo pelo qual podemos ser gratos. Ter um lugar para morar, poder contar com duas pernas ou simplesmente ter ar para respirar, são exemplos de maneiras de ver o mundo ao seu redor de uma forma mais positiva.
Concentrar-se no que você é grato pode ajudar a colocar as coisas em perspectiva, tirando o foco em coisas estressantes com as quais você pode estar lidando atualmente. E reduzir o estresse é uma grande maneira de autocuidado, melhorando não apenas a saúde mental, mas também a física.
Por isso, experimente todos os dias listar cinco coisas pelo qual é grato, mesmo que você tenha tido um dia turbulento.
3. Faça uma lista de 'o que não fazer'
O autocuidado não precisa ser apenas uma lista de coisas a fazer. Você também pode criar uma “lista do que não fazer”, incluindo nela hábitos e ações que só consomem o seu tempo ou que te geram pensamentos e emoções negativas.
A ideia aqui é liberar espaço na sua vida para coisas que realmente importam, removendo aquelas que roubam energia.
Com o tempo, você estará fazendo apenas coisas que te levam para a realização dos seus sonhos e objetivos.
4. Leia
No mundo atual, é comum recorrermos aos smartphones para entretenimento ou apenas para passar o tempo. Em vez disso, experimente ter sempre à mão um livro.
Você pode se surpreender com a diferença que isso pode fazer na sua vida. Aos poucos, você passa a ter pensamentos menos acelerados, afastando a necessidade de olhar para o celular a cada cinco minutos.
Além disso, livros não apenas ensinam dicas valiosas, mas também ajudam a melhorar o seu humor, ficar mais presente e consciente do mundo ao seu redor.
5. Faça psicoterapia
Muita gente pensa que a terapia com um psicólogo clínico só serve para aqueles que sofrem de algum transtorno mental. Entretanto, a psicoterapia serve como uma importante experiência de autoconhecimento e autocuidado.
Bem-estar e saúde mental referem-se a tudo o que você precisa para se sentir mais feliz ou mais relaxado. Nesse intuito, a terapia ajudará você a explorar coisas que te fazem feliz, melhorando a sua inteligência emocional e afastando qualquer risco de uma ansiedade ou depressão futura.
As informações contidas neste artigo não refletem a opinião do Jornal Folha de Pernambuco e são de inteira responsabilidade de seus autores.

