Recife: Abertura da Jornada da Terra debate o enfrentamento da crise climática nesta quinta (22)
O seminário será promovido pela Fundação Joaquim Nabuco e tem o objetivo de promover o diálogo entre diferentes saberes
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes), realizará o Seminário de Abertura da Jornada da Terra 2025 nesta quinta-feira, às 8h30, na Sala Calouste Gulbenkian, no campus Gilberto Freyre da Fundaj, em Casa Forte.
Leia também
• Metrô do Recife: Linha Sul volta a funcionar após problema na rede aérea
• Reforma tributária no futuro do Brasil e de Pernambuco é discutida em encontro
• Pernambuco lidera ranking de solicitação e emissão de documentos durante a Semana Registre-se!
O evento será gratuito e aberto ao público, além de contar com a entrega de certificado para os participantes.
A edição deste ano tem como temática Escutar a Terra e Descolonizar o Futuro: mudanças climáticas e diálogos dos saberes.
O seminário reunirá lideranças quilombolas, indígenas, representantes do Legislativo, como a deputada estadual Rosa Amorim (PT), e da comunidade científica.
Para Edneida Cavalcanti, pesquisadora da Fundaj e coordenadora-geral do Centro de Estudos em Dinâmicas Sociais e Territoriais (Cedist), da Dipes/Fundaj), “a proposta é construir um espaço de escuta, diálogo e articulação entre diferentes saberes e territórios, para traçar caminhos coletivos em direção à equidade ecossocial.”
A mesa de abertura contará com a presença da presidenta da Fundaj, Márcia Angela Aguiar, representantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade Federal Rural de Pernambuco, do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e do Centro Sabiá.
Em seguida, outros debates serão realizados com a abertura de mesas de diálogo entre os convidados. Também serão promovidas rodas de conversa e intervenções culturais.
Serviço:
Seminário de abertura da Jornada da Terra 2025
Data: 22 de maio de 2025
Horário: das 8h30 às 13h
Local: Sala Calouste Gulbenkian, Campus Gilberto Freyre da Fundaj (Avenida 17 de Agosto, 2187 - Casa Forte, Recife-PE)
Programação:
8h30 – Acolhida e mística de abertura
9h - Mesa de abertura (Fundaj, UFRPE, UFPE, Centro Sabiá, IPA)
9h30 – Mesa de Diálogo
Mediação: Edneida Cavalcanti – Pesquisadora da Fundaj
Participantes: Fábio Pedrosa – Professor da Universidade de Pernambuco e da Universidade Católica de Pernambuco (LIMCS/Unicap)
Rosa Amorim – MST; presidenta da Comissão de Meio ambiente da Alepe
Wyne Nogueira de Souza –Povo Xukuru de Ororubá
Adeildo Paraíso da Silva (Pai Ivo de Xambá) – Babalorixá do Terreiro Xambá
11h – Lanche com vivência ou intervenção cultural
11h30 – Roda de conversa a partir das contribuições dos palestrantes: “Descolonizar o futuro: que caminhos estamos trilhando?”
13h – Encerramento coletivo
Síntese afetiva e política do encontro, com convite à continuidade em rede

