Ter, 23 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Notícias

Ajuda contra o suicídio em tempo real no Facebook

Novo algoritmo busca por indícios de alerta de internautas propensos a cometerem o suicídio e cria canal de conversa e denúncia

Algoritmo realiza uma busca por indícios de alertaAlgoritmo realiza uma busca por indícios de alerta - Foto: Reprodução/Internet

O número de casos de suicídio, que só aumenta e se propaga pelas redes, demorou a receber a atenção devida. Segundo dados divulgados recentemente pelo Ministério da Saúde, o índice de suicídios cresceu entre 2011 e 2015 no Brasil. Segundo a pasta, esta é a quarta maior causa de mortes entre jovens de 15 e 29 anos. Somos o oitavo país com a maior taxa no mundo, onde um suicídio acontece a cada 45 minutos. Em março, o Facebook começou a testar um software baseado em inteligência artificial criado, segundo seus desenvolvedores, para ajudar os usuários com tendências suicidas.

O novo algoritmo realiza uma busca por indícios de alerta como a aparição de comentários como “está bem?”, “posso ajudar?”, “qualquer dia eu sumo” ou uma grande quantidade de respostas nas transmissões de vídeo. A ferramenta dá a opção aos usuários que se deparem com um live de alguém propenso a cometer suicídio de se reportarem diretamente à pessoa e entrar em contato com uma linha de ajuda disponível na rede para avisar sobre a transmissão a um time de funcionários do Facebook especializado em lidar com tais situações.

A opção ainda não está concluída nem visível para todos, mas deve chegar aos usuários do Brasil. Ainda há muito a ser criado, mas qualquer ação que ajude a diminuir um desfecho trágico já é um passo, afinal, segundo especialistas, o suicídio pode ser prevenido em 90% das situações.

Intensivão sobre as mídias sociais
Na próxima sexta-feira (1º), o CEO da agência gaúcha de Social Media e Marketing de Conteúdo Fabulosa Ideia, Rafael Terra, ministra o curso Intensivo de Mídias Sociais, para empreendedores e profissionais de Marketing e Comunicação. Será no Impact Hub, Bairro do Recife, das 9h às 17h. Valores: R$ 250 para o público em geral e R$ 200 para estudantes.

REC’N’PLAY > Começa nesta quinta-feira (30) o festival de experiências digitais criativas, tema de comentário em postagem anterior nesta @Tech. O evento vai agregar ideias em locais abertos e fechados no Bairro do Recife até o próximo domingo (3) de forma gratuita. Imperdível.

Leia também:
Autossabotagem nas redes torna-se o “grito” da vez
Cartões de plástico podem dar a vez aos smartphones com chegada do Android Pay
Direito ao esquecimento na internet em discussão


PRÊMIO NACIONAL > O pernambucano Elyr Teixeira, professor da Faculdade Boa Viagem (DeVry/FBV), foi um dos vencedores do Prêmio Tecnologias de Impacto, promovido pela mundial de tecnologia Qualcomm, que teve como tema “Novas soluções Wireless IoT 2017”. Foi um projeto de redução de infecções hospitalares a partir do monitoramento de higiene das mãos de profissionais de saúde.

STOPIMENTA> Uma oficina gratuita de animação em stop motion acontece entre os dias 4 e 21 de dezembro. Promovida pelo Governo do Estado e produzida pela Alumia, a Stopimenta traz especialistas para orientar projetos de profissionais e estudantes da área de criação. Inscrições pelo e-mail [email protected] com envio de carta de apresentação.

EAD EM OLINDA > Gestores de instituições públicas e privadas estarão reunidos em Olinda, nesta quarta-feira (29) e quinta-feira (30), durante o 2º Encontro Nacional ABED-FOCCA de EAD (Educação a Distância). O Encontro é gratuito e será realizado das 8h30 às 17h, no auditório da Faculdade de Olinda. A programação será aberta às 9hs, com lançamento do projeto Focca na Escola, uma plataforma de ensino a distância que vai beneficiar alunos do 9º ano do ensino fundamental da rede pública municipal com aulas de reforço nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. Ao todo, 13 escolas serão contempladas.

Veja também

Newsletter