Alckmin reforça que Brasil deve assinar em breve acordo Mercosul-UE
Anteriormente, o ministro das Relações Exteriores já havia informado que as negociações do acordo comercial estavam concluídas
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, voltou a mostrar confiança para a assinatura do texto final do acordo entre o Mercosul e a União Europeia.
Anteriormente, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, já havia informado que as negociações do acordo comercial estavam concluídas e que a assinatura virá quando o debate sobre o tema no Conselho Europeu for finalizado.
Alckmin participou nesta segunda-feira, 17, de entrevista coletiva no sétimo dia da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). O vice-presidente comentou sobre diversos temas, incluindo os resultados alcançados pelo Brasil no desenvolvimento de novas fontes renováveis de energia.
Leia também
• É urgente reduzir emissão de poluentes; países dos trópicos sofrem mais, diz Alckmin
• Na COP30, Alckmin reforça meta de desmatamento zero e diz que Brasil reconhece responsabilidades
"Vamos ser os grandes protagonistas do SAF Combustível Sustentável de Aviação", disse.
Sobre o tema da transição para o fim da dependência em relação aos combustíveis fósseis, o embaixador Mauricio Carvalho Lyrio, Secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, reforçou que Lula sugeriu uma "mapa do caminho" para fim da dependência na Cúpula de Líderes, realizada antes da COP30. Ele ressaltou que a COP já está marcada pela diretriz do presidente sobre transição energética e a decisão sobre o tema foi tomada em Dubai, na COP28.

