Blitz educativas marcam volta às aulas de colégios particulares, nas Graças, Zona Norte do Recife
Detran-PE e CTTU foram aos principais corredores de colégios da cidade
A volta às aulas dos alunos de colégios particulares do bairro das Graças, Zona Norte do Recife, foi marcada por blitz educativas, na manhã desta segunda-feira (27). As intervenções buscaram orientar condutores e pedestres sobre as boas práticas de trânsito, a fim de evitar colisões.
Veja as imagens
Segundo levantamento do Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), foram registrados mais de 29 mil sinistros de trânsito em 2024, no Brasil.
Para dar as dicas, o órgão levou a ‘Turma do Fom-Fom’ para o estacionamento do Colégio Marista São Luís, na Avenida Rui Barbosa. Os personagens distribuíram folhetos com o ‘Passo a Passo para o Respeito’.
“A criança não é somente cidadã do futuro, ela é a cidadã de agora, porque já transita a pé. Ela é pedestre, anda com o pai, dentro de um carro ou na garupa de uma moto, se tiver 10 anos ou mais. A gente [do Detran-PE] quer conscientizar essa criança da necessidade de ela se proteger. A criança também pode avisar ao pai, a mãe ou a algum outro adulto que esteja com ela a fazer a coisa certa, para que se proteja”, comenta a supervisora de educação de trânsito do Detran-PE, Irene Aguiar.

Transporte escolar
O agente de trânsito e instrutor do Detran-PE, Márcio Silva, destaca que, após a volta às aulas, a quantidade de carros circulando nas ruas da cidade cresce em 25%.
Em entrevista à Folha de Pernambuco, ele falou sobre os critérios que devem ser obedecidos pelos transportes escolares.

“Quando os pais forem contratar um veículo podem consultar o site do Detran. Lá, vai ter uma lista com os veículos regulares. Na fiscalização, o veículo tem que estar com a vistoria 2025, que é sinalizada por um selo vermelho, em dia.
"O agente vai verificar se o condutor é maior de 21 anos, se ele tem o curso específico para a condução escolar, se o transporte tem o dístico [faixa amarela] escolar em toda a extensão lateral dele, se há corujas [luzes que ficam na parte superior frontal e traseira do carro], em cima e cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo porque é dispensado o uso da cadeirinha, mas elas têm que estar com cinto de segurança abdominal e extintor. Caso a pessoa seja abordada e esteja fazendo transporte escolar irregular, a notificação é gravíssima vezes cinco, multa de R$ 1.467 e apreensão do veículo”, pontuou.
Dicas de trânsito para pedestres
- Use sempre a faixa de pedestres;
- Preste atenção em todo o ambiente que o cerca;
- Antes de atravessar, olhe para um lado e para o outro;
- Evite fazer a travessia em esquinas e curvas;
- Não atravesse vias (ou mesmo caminhe pelas calçadas) olhando para o celular;
- Não use fones de ouvido;
- Ao descer de um coletivo, nunca atravesse pela frente do veículo;
- Cuidado ao cruzar áreas com garagens;
- Caminhe sempre pela calçada.
Dicas de trânsito para motoristas
- Respeite a faixa de pedestres;
- Jamais dirija ou pilote falando ao celular;
- Se beber, nunca dirija ou pilote;
- Evite dirigir e pilotar cansado ou sonolento;
- Respeite sempre os limites permitidos de velocidade;
- Não esqueça de sinalizar antes de praticar qualquer ação no trânsito;
- Faça com regularidade a manutenção do seu veículo.
O consultor de vendas José Higino, de 47 anos, avaliou como positiva a iniciativa do Detran-PE em conscientizar o público sobre as boas práticas no trânsito.
“Muito boa a ideia. O diferencial deste ano é que acontece no estacionamento do Marista São Luís, porque garante a fluidez do tráfego, lá fora, e ainda ensina os estudantes a crescer com responsabilidade”, comentou.
CTTU também fez blitz
Na Rua Doutor Malaquias, em frente ao Colégio Damas, também nas Graças, a Liga da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) fez a festa, junto com a capivara Mery Cristina. O órgão também educou os condutores de forma lúdica.
Segundo a gestora de educação de trânsito do órgão, Michele Souza, a ação de volta às aulas foi antecipada para que os condutores e pedestres fossem orientados mais cedo, para poderem se adaptar à rotina viária.

“A gente faz um apelo aos pais e responsáveis. Pedimos que evitem filas duplas, que embarquem e desembarquem o mais rápido possível. A gente entende que nesse primeiro momento, os alunos não querem descer, devido ao tempo que estavam em casa. E aí, quando chegam, não querem sair do veículo, mas a gente pede que tenham essa agilidade para evitar”, aconselha ela.
A advogada Cláudia Costa, de 46 anos, levou o filho, João Costa, de 15 anos, à instituição de ensino. Ela acredita que a intervenção vai ajudar bastante aos pedestres não sofrerem sinistro de trânsito por conta de possíveis descuidos.

“É muito importante reforçar esse cuidado no momento da travessia. O trânsito, hoje, ainda não está muito intenso, porque eu acho que não está voltando todo mundo. Fazendo isso, a CTTU ajuda a todos, desde os alunos da escola quanto a outras pessoas”, opinou ela.
Proibido celular
Outro ponto que também marca o retorno das atividades do ano letivo de 2025 é a proibição total do uso de celulares na sala de aula, através da Lei 15.100/25, sancionada recentemente. Para Cláudia, este não é um problema, uma vez que o filho dela não usa telas durante as aulas.
“Eu, meu filho e meus filhos temos tranquilidade, com relação a isso. Se ele está dentro da escola, não tem problema nenhum. Se acontecer alguma coisa, a escola vai se comunicar comigo, porque tem meus contatos, né? O celular, realmente, é para quando ele [o filho] estiver saindo ou na entrada, antes de iniciar as aulas. Dentro da sala, só se for uma necessidade pedagógica que a escola mesmo vai organizar.
Para o diretor-geral do Colégio São Luís Marista, Gleison Olivo, os alunos não serão prejudicados, porque a instituição já havia trabalhado com a restrição nas classes de anos iniciais.

“Nestes dois anos, estamos adotando políticas de restrição ao uso do celular. Os alunos de educação infantil antes dos iniciais, já não era permitido trazer o celular. Do 6º ao 9º ano, era possível trazer, mas nós tínhamos em cada sala de aula um armário em que, quando o aluno chegava, deixava o dinheiro dele, material eletrônico guardado e retirava ao final do turno letivo", declarou.
"Com a lei 15.100/25, nós temos agora um avanço, porque o aluno do ensino médio também trazia o celular. Ele deixava nesse armário e não usava durante a aula, mas somente durante o recreio. A partir da Lei, isso avança agora para o ensino médio, onde os alunos também terão no período do recreio esta restrição ao uso do celular”, disse ele.