Botão de pânico facilita atendimento em casos de emergência
Dispositivo lançado no Recife esta semana contém sistema de chamadas 24h e localização em tempo real e pode ser usado em qualquer lugar.
Garantir atendimento rápido a quem se encontra em situação de emergência, especialmente idosos e pessoas com problemas de saúde. Essa é a proposta da empresa pernambucana Mais Vida, que lança no Recife, esta semana, um botão de pânico com sistema de chamada 24 horas e localização em tempo real para facilitar o contato com os familiares e agilizar a chegada de equipes de pronto socorro.
De acordo com a companhia, o serviço, inédito em Pernambuco, é utilizado nas regiões Sul e Sudeste do País e tem cerca de mil usuários. Quando se pressiona o botão de pânico, a tecnologia portátil, que lembra um controle para abrir e fechar portões, aciona a central de atendimento da empresa, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife. “Num momento de necessidade, passou mal, sentiu algo estranho, é possível solicitar uma ajuda. A central vai dar orientação e simultaneamente vai informar a família”, explica o gerente operacional da Mais Vida, Célio Gonçalves.
Leia também:
Novos rumos para a saúde suplementar
Botão de Emergência é lançado pelo aplicativo 99
O acionamento leva, em média, 15 segundos. Já o atendimento varia de acordo com o protocolo acertado com o paciente e os familiares logo na contratação do serviço. Além do botão de pânico, o dispositivo contém um sensor de queda para quem tiver um mal súbito, por exemplo. “O sensor está embutido no próprio aparelho. Qualquer movimento, se você jogar para cima ou ele cair da sua mão, automaticamente vai uma mensagem para a central, sem precisar apertar o botão. E a central, pelo viva voz, vai perguntar à pessoa se está tudo bem. Caso não receba resposta, a central entra em contato com os familiares e a equipe de emergência”, detalha Célio Gonçalves.
Ainda de acordo com o gerente, a maioria dos beneficiários são os idosos. “Pessoas que moram só também se encaixam nessa linha, mas nosso foco está sendo o idoso para não perder a autonomia. Ele vai estar com aquele equipamento e, se precisar, aciona”, afirma. Para os pacientes que têm menos autonomia e passam a maior parte do tempo em casa, há um modelo de aparelho semelhante a um telefone fixo, mas com as mesmas funcionalidades. Os interessados em utilizar o serviço devem entrar em contato com a Mais Vida pelo número (81) 3036-1900.

