Ter, 23 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
conflito

Bukele se reúne com congressistas republicanos dos EUA em El Salvador

Reunião com líder salvadorenho, Nayib Bukele, ocorreu após Trump ter acusado El Salvador de enviar "assassinos" em seu país

Presidente de El Salvador Nayib BukelePresidente de El Salvador Nayib Bukele - Foto: Oscar Rivera/AFP

O presidente salvadorenho, Nayib Bukele, reuniu-se com quatro congressistas republicanos dos Estados Unidos em San Salvador na noite de sexta-feira, um dia depois de Donald Trump, candidato republicano à presidência dos EUA, ter acusado El Salvador de enviar "assassinos" em seu país.

"Em casa" disse em inglês o presidente Bukele em sua conta na rede social X ao compartilhar um vídeo de chegada à Casa Presidencial dos congressistas Matt Gaetz (Flórida), Andy Biggs (Arizona), Dan Bishop (Carolina do Norte) e Alex Mooney (Virgínia do Oeste).

Bukele não especificou os temas que discutiram com os congressistas republicanos, cuja visita ocorreu depois de Donald Trump ter garantido, na quinta-feira, que a criminalidade está acontecendo na Venezuela e em El Salvador, não por causa do trabalho de seus governantes, mas porque Eles estariam enviando criminosos para os Estados Unidos.

Em um discurso firme contra a migração irregular, Trump garantiu à Convenção Nacional Republicana que em El Salvador – onde o presidente Nayib Bukele trava uma guerra contra as gangues – e na Venezuela, a criminalidade está em declínio "porque estão enviando os seus assassinos para os Estados Unidos".

Bukele, por enquanto, não se referiu abertamente a essas declarações.

Durante a primeira presidência de Trump (2017-2021), o presidente salvadorenho manteve uma relação estreita com o governo dos EUA, não tão distante como a que manteve com a administração de Joe Biden.

Veja também

Newsletter