Cantora inglesa Folakemi se apresenta no Gravatá Jazz Festival
Gravatá Jazz Festival inicia sua quarta edição, que segue de sábado a quarta-feira, com atrações locais, nacionais e do exterior
A quarta edição do Gravatá Jazz Festival traz uma opção alternativa de diversão e cultura durante os quatro dias de Carnaval. Deste sábado (2) a terça-feira (5), o evento aporta no município de Gravatá, no Agreste de Pernambuco, com atrações locais, nacionais e internacionais. Uma das convidadas deste ano é a cantora inglesa com ascendência nigeriana Folakemi, que se apresenta na noite de abertura da programação.
Em 2012, após conhecer o Brasil, a artista resolveu deixar Londres para trás. "Eu vim para cá, primeiramente, apenas para passar férias. Conheci Fortaleza, Salvador, Rio de Janeiro e acabei me apaixonando. Quando voltei para a Inglaterra, decidi que aqui era onde eu queria morar. Seis semanas depois, estava novamente no Brasil, dessa vez para ficar", conta.
Na Europa, Folakemi trabalhava como gerente de projetos e cantava nas horas vagas. Chegou a se apresentar no Glastonbury Festival, considerado o segundo maior festival de música a céu aberto do mundo, mas considerava a arte apenas como um hobby.
Leia também:
Rec-Beat 2019: Pabllo Vittar está entre as atrações do festival
Alceu, Elba, Cordel, Devotos, Eddie e Salú são destaques do Carnaval de Olinda; confira programação completa
Gravatá Jazz Festival divulga programação para os dias de Carnaval
Só no Brasil é que o passatempo se transformou em profissão. "Morando num país tão musical, acabei me descobrindo como cantora. Meu ex-marido, que conheci aqui, sempre dizia que as pessoas precisavam me ouvir cantar e eu resolvi me aprofundar na música", relembra.
Desde então, a britânica tem se apresentado no Rio de Janeiro. Suas primeiras experiências foram em espaços públicos, mas em pouco tempo ela já estava marcando presença nas casas de show cariocas.
O repertório inclui jazz, soul, blues, reggae e outras vertentes da black music, inspirado em nomes como George Benson e Nina Simone. Ela lançou o primeiro single autoral, "Just once", em outubro do ano passado, e está trabalhando na produção de seu primeiro EP, ainda sem previsão de lançamento.
Flora e Airto
Ainda neste sábado, a partir das 19h30, o Gravatá Jazz Festival recebe as bandas Trimúrti e Dasta & The Smokin' Snakes. No domingo, é a vez de Vintage Pepper, Victor Biglione e Andres Kisser & Vasco Faé. O encontro entre o percussionista Airto Moreira e a cantora Flora Purim, sua esposa, é o destaque da noite de segunda-feira, que conta também com shows de Mr. Trio e Uptown Blues Band.
Encerrando a programação, na segunda-feira, as atenções vão para a cantora norte-americana Terrie Odabe, em sua primeira turnê no Brasil, além de Arthur Philipe, Allycats e Blues Beatles. Todas as apresentações são gratuitas e ocorrem no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar.
Serviço
4º Gravatá Jazz Festival
De 2 a 5 de março
No Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar (avenida Joaquim Didier, Centro, Gravatá)
Entrada gratuita

