Capitania dos Portos de Pernambuco apreende seis embarcações durante operação "Navegue Seguro"
Ação teve início em dezembro e seguirá até março no litoral pernambucano e no Arquipélago de Fernando de Noronha
Seis embarcações foram apreendidas durante a operação "Navegue Seguro", realizada pela Capitania dos Portos de Pernambuco.
A ação teve início no dia 20 de dezembro e seguirá até 15 de março nas áreas de maior fluxo de embarcações, com atividades de inspeção naval distribuídas em equipes ao longo dos 185 quilômetros de litoral e no arquipélago de Fernando de Noronha.
De acordo com a Capitania, durante o primeiro mês de fiscalização, foram realizadas 1.584 abordagens, resultando em 179 notificações.
Ainda segundo a corporação, entre as infrações mais comuns verificadas estavam a ausência do seguro obrigatório de Danos Pessoais Causados por Embarcações (DPEM); condução de embarcações sem portar o Título de Inscrição de Embarcação (TIE) ou habilitação; documentação vencida; desrespeito ao limite de lotação da embarcação.
Também foi registrado o tráfego de embarcações em área de banhista, além da dotação incompleta de equipamentos de salvatagem e segurança; número insuficiente de coletes e extintor vencido ou descarregado.
A Capitania ainda identificou o uso indevido de motoaquática por meio de manobras radicais, incluindo uma colisão entre duas motoaquáticas na Ilha de Santo Aleixo, no dia 16 de janeiro.
O incidente resultou na abertura de um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos de Navegação (IAFN) para apurar as causas e circunstâncias do acidente.