Cerca de 21 mil moradores do bairro do Passarinho terão fim ou redução do rodízio de água
Além disso, será reduzido o rodízio para cerca de 12.300 moradores
A partir desta sexta-feira (9), 21 mil moradores do bairro do Passarinho, que fica entre o Recife e Olinda, na Região Metropolitana, serão contemplados com o fim ou a redução do rodízio de água.
Isso porque a primeira etapa da obra de abastecimento da área foi concluída pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), possibilitando fornecimento diário a 42% das residências, beneficiando mais de 8.600 pessoas, e reduzindo o rodízio para cerca de 12.300 moradores.
Antes, o esquema de abastecimento era de um dia com água e quatro sem. Agora, a população terá água nas torneiras um dia sim e dois não.
Segundo a presidente da Compesa, Manuela Marinho, para viabilizar uma maior oferta de água para o bairro do Passarinho, que possuía pontos críticos de atendimento, a Compesa investiu R$ 2,7 milhões em um conjunto de intervenções, como a perfuração de três poços profundos no aquífero da Guabiraba, aumentando a produção em 35 litros de água por segundo para a área.
Leia também
• Enfermeiros e técnicos fazem protesto no Recife contra suspensão do aumento do piso
• Dez carros de luxo são apreendidos no Recife em operação
• Mutirão com 50 testes gratuitos de DNA no Recife
Para transportar esse volume, foi necessário construir uma adutora de 1,5 quilômetro e 2,4 quilômetros de rede de distribuição. A água captada nos poços da Guabiraba seguirá pela nova adutora até o reservatório Vila Conceição 2 e, dele, para a rede de distribuição.
"Estamos executando a segunda etapa desta obra, e a nossa meta é retirar mais mil pessoas do regime de rodízio até o final deste mês", afirmou Manuela.
Atualmente, a Compesa constrói uma outra adutora de dois quilômetros de extensão, que pretende levar água diária para outro trecho do bairro do Passarinho.

