Ter, 23 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
narcotráfico

Chefe de segurança de facção do cartel de Sinaloa é preso no México

O detido é acusado de homicídios, extorsões e ataques às forças de ordem

O suposto traficante de drogas mexicano Kevin Alonso "N"O suposto traficante de drogas mexicano Kevin Alonso "N" - Foto: Handout / Mexico's Secretary of Security and Citizen Protection / AFP

Militares mexicanos prenderam o chefe de segurança de 'Los Chapitos', uma das facções do cartel de Sinaloa, recentemente designado como organização terrorista pelos Estados Unidos, informou a Secretaria de Segurança nesta quinta-feira(20).

Trata-se de Kevin Alonso "N" (os sobrenomes são omitidos por lei), conhecido como "200".

É a segunda derrota em menos de 24 horas para o grupo de filhos do traficante Joaquín 'El Chapo' Guzmán, condenado à prisão perpétua por tráfico de drogas nos Estados Unidos.

"O '200' era responsável pela segurança do líder desta organização criminosa e coordenava a compra de armas e munições para a facção 'Los Chapitos'", informou o secretário de Segurança, Omar García Harfuch, na rede social X.

O detido, acrescentou, é acusado de homicídios, extorsões e ataques às forças de ordem, além de ser um dos geradores da onda de violência que abala o estado de Sinaloa (noroeste).

Na noite de quarta-feira, o Departamento de Segurança e Defesa anunciou outra derrota para o 'Los Chapitos': a prisão de José Angel "N", operador logístico e financeiro, procurado por um tribunal de Chicago.

Ambas as prisões ocorreram em Culiacán, capital do estado.

As forças de segurança desmantelaram, entre terça e quarta-feira, nesta cidade e também no município de Cosalá, 20 laboratórios utilizados pelo narcotráfico.

"Diversos utensílios para fabricar drogas sintéticas" foram encontrados nas instalações clandestinas, assim como contêineres, reatores e tanques de gás, segundo informou o governo de Sinaloa nesta quinta-feira.

Culiacán se tornou palco de sangrentas disputas entre a facção liderada pelos filhos de 'El Chapo' Guzmán e os seguidores de Ismael 'El Mayo' Zambada, preso em 25 de julho de 2024.

Veja também

Newsletter