Seg, 22 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Notícias

Chuvas provocam transtornos em cidades da Mata Sul de Pernambuco

Em Barreiros, 15 escolas fecharam as portas devido aos alagamentos. Em Rio Formoso, sete barreiras deslizaram, sem registro de vítimas.

Chuva afetou Barreiros e Rio Formoso, na Mata SulChuva afetou Barreiros e Rio Formoso, na Mata Sul - Foto: Reprodução/ Google Maps

As fortes chuvas que caíram sobre a Zona da Mata Sul de Pernambuco causaram transtornos a alguns municípios da região. Só em Barreiros, da noite de quinta-feira (25) até o fim dessa sexta-feira (26), choveu 138 milímetros, ultrapassando a média histórica. Na zona rural da cidade, quinze escolas da rede municipal tiveram que fechar as portas devido aos alagamentos, afetando cerca de 250 estudantes. A estrutura do teto de algumas unidades ficou danificada.

A Defesa Civil de Barreiros registrou 28 deslizamentos de barreiras, mas sem vítimas ou danos estruturais aos imóveis. Ninguém precisou deixar suas casas. Ainda de acordo com o órgão municipal, o rio Una atingiu um nível de cerca de cinco metros, mas não corre o risco de transbordar.

Segundo o agente da Defesa Civil de Barreiros, Luis Henrique Bernardo, a cidade registrou em apenas um dia o que chove em três, ultrapassando em mais de 48% a média histórica. Apesar disso, o agente afirma que o rio Una ainda aguenta encher mais sete metros d'água.

"Então, podemos dizer que não há risco de transbordamento. Mas, estamos em alerta. Estamos colocando lonas para amenizar os transtornos. Os únicos danos foram mais às casas próximas ao leito do rio. Com os deslizamentos, entrou lama nessas casas. A dor de cabeça foi só para limpá-las. No mais, ninguém precisa deixar suas casas", disse Bernardo.

Sobre a previsão para a retomada das aulas, a Defesa Civil recomenda a suspensão temporária até a situação se normalizar. "Hoje, as chuvas deram uma trégua, mas como as vias de acesso não são asfaltadas, há o risco de os ônibus atolarem na lama ou até capotar. Então, é melhor ficar sem aula para poupar a vida desses estudantes", alertou Bernando.

Rio Formoso
No município de Rio Formoso, também na Mata Sul, foi registrado o deslizamento de sete barreiras, também sem vítimas ou danos às casas, embora o rio que dá origem ao nome da cidade tenha transbordado. Lá, choveu o acumulado de 127 milímetros em mais de 20 horas de precipitação.

"O rio atingiu pontualmente algumas comunidades e vias. Entre elas, as ruas Bela, Sete de Fevereiro e Siqueira Campos. Por enquanto, a situação está sob controle. Mas, também estamos monitorando", declarou o coordenador adjunto da Defesa Civil de Rio Formoso, José Eurico.

Recife sob alerta
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) renovou o alerta de chuvas para o Recife nas próximas 24h. A previsão é de chuvas moderadas a fortes. A orientação da Defesa Civil é que, em caso de necessidade, os moradores de áreas de risco procurem abrigo em locais seguros.

A Defesa Civil mantém um plantão permanente para o atendimento da população, podendo ser acionada por meio do telefone 0800 081 3400. A Central de Atendimento funciona 24h. A ligação é gratuita.

Veja também

Newsletter