Qua, 24 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Notícias

Como garantir uma boa noite de sono para o seu pet

Alguns estudos confirmam que sonhar também faz parte da vida dos cães

Seu pet sonhaSeu pet sonha - Foto: Divulgação

Os sonhos não são restritos aos humanos, saiba que o seu pet sonha também. Inclusive, você já deve ter observado alguns comportamentos diferentes, como chorinhos, patinhas se mexendo e até uivos. E quando observou com mais atenção viu que o pet estava só dormindo; ou, melhor, sonhando.

Alguns estudos confirmam que sonhar também faz parte da vida dos cães. Assim como os seres humanos, eles passam por dois estágios de sono, o REM e o não REM. No estágio REM acontecem os sonhos e por isso os pets também podem viver essa experiência.

Leia também:
Relação com os pets promove bem-estar
Países se mobilizam contra exportação de animais vivos

O que alguns donos já devem ter percebido é que o cão parece ficar mais agitado e até aborrecido enquanto dorme, o que pode ser sinal de um pesadelo. Você passa a se perguntar se há algo que pode fazer, para que o pet durma mais tranquilamente. Hoje vamos trazer algumas dicas para ajudar nesta tarefa.

Sinais que indicam que seu cão está sonhando
Enquanto estão de olhos fechados, os cães dão alguns sinais de que podem estar sonhando. Observe se seu pet mexe uma ou várias patinhas, se faz movimentos com a cabeça, se abana o rabo, ou se tem tiques oculares, por exemplo. Esses podem ser sinais de sonho. O choro ou ganido também são comuns, especialmente nos filhotes.

Mas porque o pet reage desta maneira, se tudo não passa de um simples sonho? Para eles, tudo que acontece é real, é como se estivessem vendo ou vivenciado a situação.

Por que eles também precisam dormir bem
Pense no que resulta uma boa noite de sono para você. Provavelmente as respostas envolveram questões de saúde, seja física ou emocional. No caso dos pets isso não é diferente e eles também necessitam descansar e dormir bem.

Cães que acordam com facilidade durante a noite ou têm muitos pesadelos podem não estar descansando direito. O resultado é uma saúde mais frágil, com maior tendência ao desenvolvimento de infecções e doenças, por exemplo. Outros aspectos notados são que o animal fica mais irritado e agitado durante o dia.

Sonhar pode ser bom sinal
Em vários estudos, ficou comprovado que o animal precisa estar em estado de descanso profundo para atingir o estágio de sono em que os sonhos acontecem. Esse pode ser um bom sinal de que o cãozinho está dormindo bem.

Com isso, a questão de acordar ou não o pet que está tendo um pesadelo é facilmente respondida. Se você notar sinais fofos como abanar de rabo, latidos felizes, patinhas que parecem estar correndo, deixe que seu companheiro durma tranquilo. Você não ia gostar que te acordassem no meio de um sonho.

Do contrário, caso o animal esteja uivando, chorando ou pareça estar com medo, você pode acordá-lo, mas faça isso delicadamente.

Dicas para criar o ambiente de sono perfeito
Você pode ajudar seu pet a dormir melhor com algumas dicas simples. Confira!

Escolha a caminha certa
Seu cão precisa de um local confortável para relaxar e dormir tranquilo, por isso, é importante investir em uma boa caminha. Procure por modelos adequados ao tamanho dele e, se você vive em regiões mais geladas, modelos aquecidos são uma boa escolha.

Roupinhas para os dias mais gelados
Nos dias mais frios – e para os cães com pelo curto – aposte nas roupinhas. Elas ajudam a manter o corpo quentinho e fazem com que o animal durma mais confortável, principalmente se acabar se descobrindo durante o sono.

O ideal é que a peça seja mais larguinha, para não ficar apertando o corpo do pet.

Casinhas que protegem do vento e da chuva
Cães maiores, que dormem do lado de fora, precisam de cuidados diferentes para dormirem bem. Aposte em casinhas que os protejam das mudanças de tempo e ao mesmo tempo sejam confortáveis. A dica é incluir um cobertor ou almofada ali dentro, para que os pets possam dormir mais confortáveis.

Alimentação adequada
A alimentação também afeta a qualidade do sono – e isso acontece também com os humanos, então por que seria diferente com os cães? Por isso, tome cuidado com a ração. Escolha aquela que é balanceada e ideal para o porte e idade do cão.

Outra dica que não deve ser ignorada é o horário em que a refeição é servida. Não é recomendado que o animal coma e em seguida se deite para dormir, por exemplo. Isso pode atrapalhar o descanso dele.

Exercícios e brincadeiras para gastar energia
Cães precisam se exercitar e brincar para descansarem melhor à noite. Leve-os para passear e brinque com eles ao menos uma vez ao dia. Você verá uma grande mudança na qualidade do sono do pet!

Seu cão também merece um sono perfeito, então não deixe de tomar todos esses cuidados!

Veja também

Newsletter