Conversa entre Putin e Trump foi 'positiva' e 'produtiva', diz Kremlin
Segundo Ushakov, Putin e Trump conversaram sobre o conflito na Ucrânia e o presidente russo "informou detalhadamente os resultados"
O Kremlin classificou nesta quarta-feira (4) como "positiva" e "produtiva" a conversa por telefone de uma hora entre Vladimir Putin e Donald Trump, afirmando que ambos os líderes concordaram em "manter contato permanente".
"Ao fim da conversa, os dois líderes a classificaram como positiva e bastante produtiva e confirmaram sua disposição de manter contato permanente", declarou à imprensa Yuri Ushakov, assessor diplomático de Putin.
Segundo Ushakov, Putin e Trump conversaram sobre o conflito na Ucrânia e o presidente russo "informou detalhadamente os resultados" das negociações entre russos e ucranianos em Istambul, cuja segunda rodada ocorreu na segunda-feira.
Leia também
• Trump diz que conversou com Putin sobre guerra na Ucrânia, mas descarta "paz imediata"
• Putin acusa Ucrânia de tentar "atrapalhar" as negociações com explosões ferroviárias na Rússia
• Para fim da guerra na Ucrânia, Putin exige que Otan não se expanda até a fronteira com a Rússia
Ushakov acusou a Ucrânia de "tentar descarrilar as negociações fazendo ataques seletivos contra alvos puramente civis", em referência às explosões ocorridas na Rússia nos últimos dias que descarrilaram três trens, deixando sete mortos e 113 feridos.
No entanto, Putin disse a Trump que as conversas de Istambul haviam sido "úteis".
Segundo Ushakov, o presidente americano também disse ao seu homólogo russo que não havia sido informado com antecedência sobre os ataques ucranianos contra aeródromos russos durante o fim de semana, que danificaram e destruíram vários aviões militares, incluindo bombardeiros estratégicos.
Os dois líderes também conversaram sobre a questão nuclear iraniana e sobre a "situação um tanto estagnada" das negociações entre Washington e Teerã.

