Seg, 22 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Coronavírus

Covid-19 impõe regras ao Dia de Finados no Grande Recife

Na maioria dos cemitérios, não haverá missa presencial

Cemitérios terão programação diferente por conta da pandemiaCemitérios terão programação diferente por conta da pandemia - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O Dia de Finados, celebrado nesta segunda-feira (2), costuma gerar grande aglomeração e movimentação de pessoas nos cemitérios. No entanto, este ano o cenário será diferente nos cemitérios da Região Metropolitana do Recife devido à pandemia da Covid-19 

No Recife, para garantir maior segurança aos visitantes, este ano não haverá missa e outros eventos religiosos nos cemitérios públicos do Recife. A Arquidiocese de Olinda e Recife, porém, celebra quatro missas em diferentes locais do Grande Recife. 

O arcebispo Dom Fernando Saburido ministra missa na Matriz de São Sebastião, na Avenida Norte, às 10h, e outra na Matriz de Santa Isabel, no Alto Santa Isabel, às 16h. Já o arcebispo auxiliar Dom Limacêdo Antônio fará uma celebração na Matriz de São João Batista, no bairro do Sancho, às 10, e outra na Matriz de São Pio X, em Camaragibe, às 19h. 

Além da suspensão das cerimônias religiosas, a visitação aos cinco cemitérios públicos da capital pernambucana ocorrerá com recomendações como a obrigatoriedade do uso de máscara para ingressar nos locais.

Também os cemitérios de Casa Amarela, Parque das Flores, Santo Amaro, Tejipió e da Várzea, que estão abertos até as 18h, serão abastecidos com pontos de álcool em gel segundo a Prefeitura do Rcife. 

Paulista
Em Paulista, o Cemitério Morada da Paz preparou uma celebração online para o Dia de Finados. A programação remota, que poderá ser acompanhada nas redes sociais (@moradadapaz) do cemitério, crematório e funerária, se inicia às 8h. [veja programação em seguida]

8h - Missa com Monsenhor Lucas - Cerimonial musical Fátima Santos
11h - Missa com Padre Sávio - cerimonial musical Rossano e Banda
13h - Palestra espírita com Naldo Vicente 
14h30 - Culto Evangélico com o Pastor Ezequiel e o Pastor Fábio, acompanhados pela banda Raio de Luz 
16h - Missa de encerramento com Dom Jaime e concelebrada pelo Cônego  José Mário - cerimonial musical Rossano e Banda 

E, a exemplo do que ocorre no Recife, será obrigatório o uso de máscara para quem for ao Morada da Paz. O Grupo Vila, responsável pelo cemitério, informa que funcionários farão medição da temperatura dos visitantes. 

Jaboatão
Em Jaboatão dos Guararapes, o cemitério público vai também seguir uma série de normas e orientações para as visitas. Nas entradas, saídas e pontos estratégicos do cemitério - aberto das 8h às 17h -, será disponibilizado álcool em gel 70% e será obrigatório o uso de máscaras para os visitantes. Funcionários também receberão protetores faciais tipo face shield.

No local, os bebedouros coletivos que dispensam água e que exigem aproximação da boca para ingestão estarão lacrados.

As missas e cultos religiosos devem seguir o decreto estadual. Para evitar aglomerações e garantir uma limpeza e desinfecção efetiva do ambiente, o intervalo entre as celebrações dever ser de, no mínimo, duas horas. 

Nas missas, preferencialmente, devem ser disponibilizados cadeiras e bancos de uso individualizado, em quantidade compatível com o número máximo de participantes autorizados para o local, devendo estar a uma distância mínima de 1,5 m entre uma e outra.

Veja também

Newsletter