Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Espanha

Criança de 2 anos morre na Espanha após ter sido deixada em carro em meio a onda de calor

De acordo com a polícia local, uma investigação foi iniciada para apurar se houve negligência do pai da vítima

Bandeira da EspanhaBandeira da Espanha - Foto: Pixabay/Reprodução

Uma criança de dois anos morreu em Valls, na província catalã de Tarragona, nesta terça-feira, após ter sido deixada por várias horas em um carro estacionado sob o sol em meio a uma onda de calor que atinge a Espanha, informou a polícia à AFP.

Os serviços de emergência, acionados no início da tarde, não conseguiram reanimar a criança, explicou um porta-voz do Mossos d'Esquadra, a polícia catalã.

— Tudo indica que houve negligência por parte do pai. A criança ficou no carro trancado a manhã toda, até mesmo um adulto teria morrido. Em um carro fechado, em pleno sol, é impossível que sobreviva —, explicou o porta-voz, acrescentando que uma investigação foi iniciada.

A temperatura chegou a 32 °C na manhã desta terça-feira em Valls, de acordo com a agência meteorológica nacional Aemet.

A Espanha é atingida por uma intensa onda de calor há vários dias, com picos acima dos 40 ºC em muitas regiões e recordes de temperaturas máximas para o mês de junho.

No sábado, duas pessoas morreram no país enquanto trabalhavam ao ar livre, uma em Córdoba e outra em Barcelona. Elas provavelmente também vítimas de insolação, mas a causa das mortes ainda não foi confirmada.

Na Espanha, país que lidera o movimento na Europa pela redução dos efeitos da crise climática, os últimos três anos foram os mais quentes já registrados, com várias ondas de calor e temperaturas recordes.

Onda de calor também nos EUA: Aquecimento do Ártico faz americanos derreterem de calor

De acordo com os cientistas, eventos climáticos extremos, como ondas de calor e tempestades, estão se tornando mais intensos devido à mudança climática.

Veja também

Newsletter