Culinária tailandesa: saiba os benefícios das comidas para a saúde
A cozinha é leve, rica em nutrientes e uma das mais saudáveis do mundo
A cozinha tailandesa é conhecida por sua vastidão de ingredientes, mas o que poucos sabem é que as comidas típicas de lá são leves e ricas em nutrientes, sendo considerada uma das culinárias mais saudáveis do mundo. As receitas, que garantem um prato harmonizado e de aparência refinada, são repletas de legumes e vegetais, além dos temperos que dão um aroma irresistível.
Com esta ‘onda fitness’ que está tomando conta de todos, muitos brasileiros estão se tornando adeptos da gastronomia tailandesa. "Os legumes e vegetais na culinária Thai são apenas pré-cozidos, e isso faz com que não perca as propriedades nutricionais”, afirma a chef Guta Domenech, do Tokai Express, restaurante especializado em culinária oriental.
Composta por ingredientes leves, a culinária tailandesa ajuda quem está mantendo o foco na dieta, já que possui leveza e é quase toda feita de arroz, ervas, frutas e vegetais. O destaque também vai para o sal: na Tailândia, ele é substituído por nampla (caldo salgado resultado da água usada no cozimento de peixes).
“Mesmo o caldo sendo um tanto forte, o sal encontrado nele não prejudica a saúde, já que não vai sal em nenhum outro componente. Você nunca achará uma comida salgada na culinária thai”, afirma Guta. A gastronomia ainda é composta por uma diversidade de temperos, como o alho, capim-limão, pimenta, cebola e limão, que dão um ar revigorante, além de serem excelentes expectorantes.
O óleo, bastante usado no Brasil e prejudicial à saúde, também carrega uma curiosidade interessante na Tailândia: lá, ele é usado em pequenas quantidades, apenas para untar frigideiras, se necessário. “Mesmo o caldo sendo um tanto forte, o sal encontrado nele não prejudica a saúde, já que não vai sal em nenhum outro componente. Você nunca achará uma comida salgada na culinária thai”, finaliza Guta.

