Desembargador que humilhou policial reaparece usando máscara
O caso de Eduardo de Siqueira ficou famoso nas redes sociais após chamar um agente de 'analfabeto' e não pagar multa por estar sem máscara
O desembargador Eduardo de Siqueira, que ficou conhecido nacionalmente após viralizar um vídeo que o flagrou sem máscara no último sábado (18) e humilhando um guarda municipal na praia de Santos (SP), reapareceu na praia, mas, deste vez, utilizando o equipamento de proteção. Em imagens que circulam nas redes sociais, Eduardo caminha na rua acompanhado de dois homens que também utilizam a máscara.
Desembargador Eduardo de Siqueira utilizando máscara e companhando de dois homens enquanto caminhavaO caso ganhou repercussão após o desembargador ser abordado na praia e chamar o agente de fiscalização de "analfabeto", além de rasgar a multa que recebeu por descumprir o decreto municipal que manda toda a população usar máscara. O decreto passou a valer em 1º de maio e, desde então, moradores flagrados sem o EPI são multados em R$ 100 e estabelecimentos, em R$ 3.000.
Leia também
• 'Não sai da minha mente', diz guarda-civil sobre ofensa de desembargador'
• CNJ e Justiça paulista vão apurar conduta de desembargador
• Desembargador ofende guarda-civil e rasga multa
Após o ocorrido, o Tribunal de Justiça de São Paulo abriu investigação para apurar o caso do desembargador. Por determinação do corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, o procedimento será conduzido no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Para o corregedor Humberto Martins, o vídeo mostra indícios de possível violação aos preceitos da Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman) e ao Código de Ética da Magistratura, que impõem a necessidade de averiguação pelo CNJ.

