Sex, 26 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Notícias

Detran-PE encerra campanha Maio Amarelo no Recife

Mobilização de encerramento focou na segurança dos motociclistas, categoria que necessita de um cuidado maior por estar mais exposta

Ação do Maio Amarelo no Hospital da Restauração. Ação do Maio Amarelo no Hospital da Restauração.  - Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

Durante o mês de maio, diversos pontos do Recife receberam ações de conscientização para uma conduta segura no trânsito, programações do chamado Maio Amarelo. Nesta sexta-feira (31), a campanha terminou com uma ação no Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, na área central do Recife. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) organizou, com o auxílio da Federação Pernambucana de Motociclismo, panfletagem e conversa com motociclistas que sofreram acidentes.

A mobilização final teve como foco a segurança no trânsito dos motociclistas, categoria que necessita de um cuidado maior por estar mais exposta. Além de distribuir panfletos na recepção do hospital, educadores conversaram com motociclistas que sofreram acidentes e seus familiares, promovendo reflexões sobre mudança de hábitos e a importância de ações educativas.

Leia também:
Maio Amarelo: Detran-PE capacita instrutores de autoescolas
CTTU lança Revista Coquetel sobre o trânsito em alusão ao Maio Amarelo

Em recuperação no HR, o técnico em TI Aldo Agapito, de 25 anos, contou que, na hora da colisão, o capacete não o protegeu completamente. “O capacete saiu da minha cabeça, então, eu tive uma fratura, pois não me protegeu bem”. Além da fratura craniana, ele também sofreu lesões em áreas da perna “Educação é uma coisa que, por mais que se tenha, é sempre necessário um pouco mais. Campanhas como essa são sempre válidas”, disse, reconhecendo a necessidade de instrução. 

A cirurgiã bucomaxilofacial e professora da Universidade de Pernambuco (UPE) Gabriela Porto explicou que o capacete deve ser utilizado corretamente para garantir uma proteção total. “A forma correta é que o capacete esteja atracado na jugular, que  esteja com a viseira abaixada e possua um protetor no queixo. Ele também tem que estar justo na cabeça porque, dessa forma, vai proteger de maneira adequada a face”, afirma. 

O uso de sapatos fechados e calças de tecido grosso também ajudam a minimizar danos no momento de um acidente, informa a coordenadora de Educação de Trânsito do Detran-PE, Luciana Carvalho.

No panfleto distribuído ao público do hospital nesta sexta-feira, estavam contidas instruções gerais sobre direção defensiva, como alerta para o uso indevido do celular enquanto dirige, a importância de equipamentos de segurança adequados para crianças e também o risco de consumir belidas alcoólicas e dirigir.  

Ação do Maio Amarelo no Hospital da Restauração.

Ação do Maio Amarelo no Hospital da Restauração - Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

Veja também

Newsletter