Documentos raros do século passado são encontrados em Paulista
De acordo com a Prefeitura de Paulista, toda a documentação será digitalizada
Buscas realizadas pela equipe de Arquivologia da Prefeitura de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, encontraram um rico acervo com dezenas de documentos depositados em mapotecas, com imagens datadas dos anos 1970 e 1980. Os arquivos evidenciam a evolução gradual do município.
De acordo com a Prefeitura de Paulista, toda a documentação será digitalizada. Com o objetivo de promover o tombamento, os registros serão encaminhados para a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). O processo está em fase de elaboração.
Leia também
• Lei cria 'Dia Estadual Marielle Franco' de luta contra o genocídio da mulher negra
• Paulista realiza recadastramento e vistoria de kombis e vans
A digitalização contribuirá para a preservação dos registros e, consequentemente, de parte da memória histórica de Paulista e do Estado. Além disso, pretende viabilizar a divulgação de histórias ainda pouco conhecidas pelo público.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente, Cláudio Nunes, esse trabalho vai proporcionar à população o entendimento de como a cidade foi crescendo ao longo das décadas.
Para isso, há previsão da criação de uma “Sala da Memória”, espaço no qual o público em geral, estudantes e professores terão acesso a esses arquivos através de visitas individuais e coletivas.

