Eclipse Lunar Total: Observatório Astronômico do Alto da Sé reabre para visitação do público
Evento de reinauguração marca chegada do Eclipse Lunar Total, previsto para a madrugada desta sexta-feira (14)
O Observatório Astronômico do Alto da Sé, localizado no bairro do Sítio Histórico, em Olinda, reabriu suas funcionalidades ao público na noite desta quinta-feira (13).
A reabertura do local antecede a chegada do Eclipse Lunar Total, prevista para ocorrer na madrugada da sexta-feira (14), por volta das 2h09.
O fenômeno irá atingir sua totalidade às 3h26 e o ponto máximo às 3h58. A programação seguirá até a finalidade do eclipse lunar, prevista para às 4h32.
O Observatório Nacional fará a transmissão ao vivo do eclipse lunar em sua página no YouTube, a partir da 0h30.
O espaço, que estava fechado temporariamente há mais de um ano, contou com a presença de gestores do Governo de Pernambuco e da Prefeitura de Olinda, além de entusiastas.
“Estamos abrindo hoje o observatório para contemplação do eclipse total da lua. Retomamos as atividades após um ano fechados para visitação, permitindo uma melhor abordagem sobre a história do local e da astronomia pernambucana”, destacou o coordenador do Observatório Astronômico do Alto da Sé, Cleiton Batista.
Leia também
• Nave espacial privada dos EUA pousa na Lua em possível posição desfavorável
• Segunda nave privada a pousar na Lua leva instrumentos que podem desvendar mistérios para a Nasa
• Lua entra pela primeira vez em lista de locais ameaçados pela ação humana
O evento contou com a participação de vários entusiastas da astronomia, entre eles, a nutricionista Fabíola Ponzi, 39, que revelou estar animada com a reinauguração do observatório.
“Trouxe as crianças hoje para o retorno da Exposição de Telescópios, do Espaço Ciência, para que tenham a experiência de ver a Lua. Tivemos a oportunidade de vir na Superlua, na Lua Cheia. Eles gostam desse tipo de interação, dessa atividade. Meus dois filhos são medalhistas na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica, então é um incentivo para que eles se aproximem e tenham esse apoio. E, com os mais novos, é para que aprendam, gostem e acompanhem um pouco, tentando entender mais sobre ciência", comentou.
O Diretor de Difusão Científica do Governo do Estado de Pernambuco, Diogo Lopes, ressaltou a importância da reinauguração do observatório para a ciência em Pernambuco.
“Viemos presenciar o restauro deste importante equipamento da cidade de Olinda, o que não acontecia desde 2004. É um espaço fundamental para a ciência de Pernambuco, a astronomia do estado e a concepção do universo de maneira geral”, contemplou .

