Edu Guedes, Tony Belotto, Patrick Swayze: famosos que foram diagnosticados com câncer de pâncreas
Doença apresenta poucos sinais quando está no início
No último sábado (5) o apresentador Edu Guedes, de 51 anos, passou por uma cirurgia para remoção de um câncer de pâncreas em São Paulo. Em nota, a assessoria não revelou se o tumor que foi retirado é benigno ou maligno.
Em abril deste ano o guitarrista do Titãs, Tony Belotto, analisou uma pausa na carreira para que pudesse focar no tratamento contra o câncer de pâncreas. Após o anúncio, ele passou por uma cirurgia, que foi bem sucedida.
Nota sobre cirurgia de Tony Belotto - Foto: Reprodução/Instagram"O procedimento foi bem sucedido e agora ele inicia o processo de recuperação", diz anúncio feito pelo perfil da banda Titãs.
No início de 2008 o ator Patrick Swayze, conhecido por seu papel nos filmes "Ghost: do outro lado da vida" e "Dirty dancing: ritmo quente", anunciou que estava com câncer de pâncreas avançado. Poucos meses depois, o câncer se espalhou para o fígado, mesmo com tratamento em andamento. No dia 14 de setembro de 2009 o ator morreu devido à doença.
Leia também
• O hábito diário que faz você ganhar peso sem perceber, segundo especialistas
• Coletes com peso realmente valem a pena no treino? Entenda o que dizem especialistas
• Cientistas iniciam projeto para criar DNA humano artificial do zero, especialistas citam riscos
Sinais do câncer de pâncreas
O câncer de pâncreas não costuma apresentar sintomas quando está no início. No entanto, há alguns sinais de alerta, como:
- pele amarelada (icterícia);
- urina escura (colúria);
- fadiga;
- falta de apetite;
- perda de peso;
- dor no abdômen superior e costas.
Pele amarelada (icterícia) e sangramento no estômago ou intestino são os dois sintomas graves mais associados ao diagnóstico de adenocarcinoma ductal pancreático (ADP), o tipo mais comum de câncer de pâncreas, e nos tumores neuroendócrinos pancreáticos (TNE-P), a forma mais rara de câncer pancreático.

