Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
ESTADOS UNIDOS

Emissora britânica BBC lança serviço pago nos EUA para 'financiar o jornalismo'

O serviço custará 49,99 dólares anuais (cerca de 275,64 reais) ou 8,99 mensais (49,67 reais)

BBC BBC  - Foto: Henry Nicholls/AFP

A BBC anunciou nesta quinta-feira (26) o lançamento de uma oferta de pagamento para que seus usuários nos Estados Unidos acessem sem limites os artigos online e a rede BBC News e contribuam para "financiar o jornalismo" do grupo audiovisual público britânico.

O serviço custará 49,99 dólares anuais (cerca de 275,64 reais) ou 8,99 mensais (49,67 reais), e poderia incluir, "nos próximos meses" séries documentais, filmes e podcasts sem publicidade, escreveu a BBC em um comunicado.

O lançamento, uma estreia para a empresa, busca aumentar sua captação de recursos através das atividades comerciais internacionais, distintas de seu serviço público no Reino Unido, "contribuindo assim para financiar o jornalismo", acrescentou.

Cerca de metade dos visitantes do seu site internacional BBC.com, diferente do site britânico, provém dos Estados Unidos.

A rede explica que os usuários americanos, identificados graças à sua geolocalização, serão seguidos para avaliar "sua interação com os conteúdos, especialmente o volume de leitura e o tempo passado".

"Este sistema facilita os leitores ocasionais a continuarem a navegar livremente, ao mesmo tempo que propõe aos usuários mais comprometidos a se inscreverem para desbloquear o acesso ilimitado", indicou a BBC.

Alguns conteúdos continuarão gratuitos, como as notícias de atualidade internacional, a programação da Radio 4 e da BBC World Service, assim como os sites em língua estrangeira.

A BBC, que eliminou 2 mil empregos nos últimos cinco anos, anunciou recentemente que enfrenta "um desafio sem precedentes" no financiamento dos seus conteúdos, por conta de uma queda significativa da sua renda.

Veja também

Newsletter