Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
conflito

Enviado dos EUA atribui fracasso das negociações em Gaza à postura "egoísta" do Hamas

Steve Witkoff afirmou que Washington agora "considerará alternativas para trazer os reféns de volta"

EUA enviou representante para negociações em GazaEUA enviou representante para negociações em Gaza - Foto: Omar Al-Qattaa/AFP

O enviado dos Estados Unidos Steve Witkoff reconheceu, nesta quinta-feira (24), que as negociações em Doha para um cessar-fogo na Faixa de Gaza fracassaram, culpando o movimento palestino Hamas por sua "postura egoísta".

Antes, Israel anunciou que chamava seus negociadores para consultas. Na véspera, o Hamas afirmou ter respondido a uma proposta de trégua de 60 dias em Gaza, enquanto a pressão internacional se intensifica para pôr fim a quase dois anos de uma guerra devastadora.

"Decidimos trazer nossa equipe de volta de Doha para consultas após a última resposta do Hamas, que demonstra claramente sua falta de vontade em alcançar um cessar-fogo em Gaza", publicou Witkoff nas redes sociais.

"Embora os mediadores tenham feito um grande esforço, o Hamas não parece estar coordenado ou agindo de boa-fé", disse ele.

Witkoff afirmou que Washington agora "considerará alternativas para trazer os reféns de volta e tentar criar um ambiente mais estável para o povo de Gaza. É uma vergonha que o Hamas tenha agido de forma tão egoísta", observou.

 

Veja também

Newsletter