Enviado dos EUA atribui fracasso das negociações em Gaza à postura "egoísta" do Hamas
Steve Witkoff afirmou que Washington agora "considerará alternativas para trazer os reféns de volta"
O enviado dos Estados Unidos Steve Witkoff reconheceu, nesta quinta-feira (24), que as negociações em Doha para um cessar-fogo na Faixa de Gaza fracassaram, culpando o movimento palestino Hamas por sua "postura egoísta".
Antes, Israel anunciou que chamava seus negociadores para consultas. Na véspera, o Hamas afirmou ter respondido a uma proposta de trégua de 60 dias em Gaza, enquanto a pressão internacional se intensifica para pôr fim a quase dois anos de uma guerra devastadora.
"Decidimos trazer nossa equipe de volta de Doha para consultas após a última resposta do Hamas, que demonstra claramente sua falta de vontade em alcançar um cessar-fogo em Gaza", publicou Witkoff nas redes sociais.
"Embora os mediadores tenham feito um grande esforço, o Hamas não parece estar coordenado ou agindo de boa-fé", disse ele.
Witkoff afirmou que Washington agora "considerará alternativas para trazer os reféns de volta e tentar criar um ambiente mais estável para o povo de Gaza. É uma vergonha que o Hamas tenha agido de forma tão egoísta", observou.
Leia também
• Laços entre Pequim e Moscou são um "fator determinante" na relação entre China e UE
• Companhia aérea espanhola é acusada de "discriminação" após desembarcar adolescentes judeus
• Israel convoca seus negociadores para conversar após resposta do Hamas

