Enviado especial dos EUA visita centro de distribuição de ajuda em Gaza
11 pessoas foram mortas nesta sexta-feira (11) por ataques israelenses, incluindo duas pessoas que estavam perto de um local da GHF esperando por ajuda
O enviado especial do presidente americano, Donald Trump, visitou um centro de distribuição de ajuda humanitária na Faixa de Gaza nesta sexta-feira (1º), disse o embaixador dos Estados Unidos em Israel, Mike Huckabee.
"Hoje fui a Gaza e observei um programa alimentar humanitário lançado pelos Estados Unidos, chamado GHF", disse o embaixador Huckabee na rede social X, postando uma foto ao lado do enviado de Trump, Steve Witkoff.
Antes da visita de Witkoff, a ONG Human Rights Watch (HRW) criticou duramente o sistema de distribuição de ajuda estabelecido por Israel e pelos Estados Unidos por meio da Fundação Humanitária de Gaza (GHF, na sigla em inglês), que, segundo ela, se tornou uma "armadilha mortal" para os moradores de Gaza.
Leia também
• Mais de 1.370 palestinos morreram em entregas de ajuda em Gaza desde final de maio
• Enviado de Trump chega a Israel enquanto Gaza enterra dezenas de mortos
• Os últimos acontecimentos da guerra em Gaza
Após quase 22 meses de uma guerra devastadora iniciada em 7 de outubro de 2023, a Faixa de Gaza enfrenta "fome generalizada", segundo a ONU, e é totalmente dependente de ajuda humanitária.
A Defesa Civil em Gaza relatou que 11 pessoas foram mortas nesta sexta-feira por ataques aéreos e disparos israelenses, incluindo duas pessoas que estavam perto de um local da GHF esperando por ajuda.

