Logo Folha de Pernambuco

guerra na ucrânia

Erdogan inquieto por "perspectiva" de conflito direto entre Otan e Rússia

Envio de caças F-16 a Ucrânia, alertou o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, de um possível confronto direto entre a Otan e a Rússia

Erdogan, presidente da TurquiaErdogan, presidente da Turquia - Foto: Adem Altan/ AFP

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, manifestou preocupação nesta quinta-feira (11) com a possibilidade de um confronto direto entre a Otan e a Rússia, segundo declarações divulgadas pela agência oficial turca Anadolu.

"A perspectiva de um conflito direto entre a Otan e a Rússia é preocupante", declarou o presidente turco, que participa da cúpula da Aliança Atlântica realizada em Washington.

A Otan, que se reúne até a noite desta quinta-feira, decidiu reforçar o apoio ao presidente ucraniano, Volodimir Zelensky com o envio de caças F-16 e baterias de defesa aérea.

Em resposta aos anúncios da Otan, o Kremlin disse nesta quinta-feira que a Aliança está "totalmente envolvida" no conflito na Ucrânia, e prometeu que tomará "medidas" contra o que chama de "ameaça grave".

Ancara, que tem um dos maiores exércitos da Aliança, tem mantido a distância de Moscou e Kiev desde o início da invasão russa da Ucrânia em fevereiro de 2022.

Veja também

Família de jornalista guatemalteco diz que vai continuar lutando por sua liberdade
guatemala

Família de jornalista guatemalteco diz que vai continuar lutando por sua liberdade

COP16: indígenas exigem financiamento direto para conservar Amazônia
cop16

COP16: indígenas exigem financiamento direto para conservar Amazônia

Newsletter