Escola recebe vacinação itinerante infantil em Santo Amaro neste domingo (27)
Vacinação infantil ocorre das 8h às 16h na Escola Municipal Lutadores do Bem, em Santo Amaro
A Prefeitura do Recife realiza, neste domingo (27), das 8h às 16h, uma campanha de vacinação itinerante infantil, voltada para a imunização contra a Covid-19 de crianças entre 5 e 11 anos de idade. A ação ocorre na Escola Municipal Lutadores do Bem, localizada na Rua Cel. Virgílio de Medeiros, s/n, no bairro de Santo Amaro, área central da Cidade.
Segundo a prefeitura, o objetivo é facilitar a rotina dos pais ou responsáveis que, por diversos motivos, ainda não puderam levar os filhos aos centros de vacinação exclusivos para o público infantil. A auxiliar de serviços gerais, Daniela da Silva, aprovou a iniciativa e aproveitou a manhã de domingo para levar a filha Ana Carolina, de 11 anos, para tomar a primeira dose do imunizante.
Daniela da Silva levou a filha Ana Carolina para se vacinar - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco“Ela teve Covid no mês passado e o medo aumenta, agora eu estou mais aliviada”, contou. “Moro aqui mesmo na comunidade de Santo Amaro e essa ação me ajudou muito porque, como eu trabalho no meio da semana, fica complicado conseguir sair para levar [a filha para vacinar]. Então, hoje, eu tive a oportunidade de trazer a minha filha”, completou.
A menina também estava ansiosa pelo momento. “A vacina doeu só um pouquinho”, comentou Ana Carolina, confirmando que vai se sentir mais segura a partir de agora.
Leia também
• Recife abre 22 novos pontos de vacinação contra a Covid-19
• Vacinação nacional de crianças contra sarampo e influenza começa em 4 de abril
• Imunizar público infantil contra a Covid-19 é o principal desafio
A merendeira escolar Jéssica de Barros levou a sobrinha Williane Vitória, de 9 anos, para tomar a segunda dose da vacina contra o coronavírus. “Ela já tinha tomado a primeira dose no dia 26 do mês passado. Que venha a terceira, a quarta, a quinta, a sexta, para a gente ficar mais segura. A minha filha já tomou a segunda dose também. A família toda está protegida”, disse.
Jéssica de Barros levou a sobrinha Williane Vitória para tomar o imunizante- Foto: Arthur Mota/Folha de PernambucoGeraldo Melo, desempregado, levou o filho Manoel, de 10 anos, para garantir a imunização. “A gente estava ansioso, com a expectativa para ele tomar a segunda dose, ficar imunizado e ficar livre da Covid”, contou.
A família mora próximo à escola e Manoel estuda na unidade. “A gente agradece por essa iniciativa porque moramos aqui perto e ele estuda aqui na Lutadores. Ficamos muito satisfeitos. E eu fico feliz por ele estar imunizado, graças a Deus. Me sinto mais seguro por ele estar protegido. E a minha família também, que a gente já tomou a terceira dose”, completou.
Geraldo Melo levou o filho Manoel para garantir a imunização - Foto: Arthur Mota/Folha de PernambucoPrimeira vez como ponto de vacinação
De acordo com a gestora da Escola Municipal Lutadores do Bem, Josane Saldanha, 50 crianças haviam se vacinado no espaço até aproximadamente as 11 horas da manhã. “Semana passada algumas crianças da escola participaram de um momento de vacinação em Água Fria, então já temos boa parte dos alunos da escola vacinados. Porém, essa parceria entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação está abrindo a escola para que todas as crianças do bairro possam ter acesso a essa vacina”, explicou.
Gestora da Escola Municipal Lutadores do Bem, Josane Saldanha acompanhou a ação - Foto: Arthur Mota/Folha de PernambucoEsta é a primeira vez que a escola funciona como ponto de vacinação. “Para os pais da comunidade está sendo maravilhoso, porque não terão que se deslocar”, comentou Josane.
Vacinação em crianças no Recife
De acordo com a Prefeitura do Recife, as localidades que recebem a vacinação itinerante infantil são escolhidas a partir de critérios de ocupação, vulnerabilidade e dificuldade de acesso. Segundo a gestão municipal, até o momento, na capital pernambucana, foram vacinadas 92.841 crianças entre 5 e 11 anos - o que representa 58,19% de cobertura vacinal.
A Secretaria de Saúde do Recife também conta com quatro Centros de Vacinação fixos e exclusivos para este público: na sede do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), no Porto da Madeira; na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária; na Faculdade Universo, na Imbiribeira; e na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), na Boa Vista.
Nesses locais, a vacina está sendo aplicada de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30, sendo necessário fazer o agendamento pelo site ou pelo aplicativo do Conecta Recife.










