Estátua de bronze de Melania Trump desaparece misteriosamente na Eslovênia; polícia investiga
Obra de bronze foi erguida perto de Sevnica, cidade em que a primeira-dama dos EUA passou a infância
A primeira estátua foi queimada por assaltantes desconhecidos, a nova desapareceu: uma obra de bronze com a imagem da primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, foi roubada em seu país natal, a Eslovênia.
Em tamanho real e erguida no tronco de uma árvore no meio de um campo particular perto de Sevnica, uma cidade no leste do país onde Melania Trump passou a infância, esta estátua, inaugurada em 2020, a retrata acenando, num gesto inspirado na pose do casal presidencial na posse de Donald Trump em 2017.
"O incidente foi relatado nesta terça-feira. Policiais foram imediatamente ao local, e uma investigação foi aberta" para encontrar o culpado, disse uma porta-voz da polícia à AFP nesta quinta-feira.
Leia também
• Modelo perde visão após ter córneas queimadas por pomada de cabelo; veja produtos autorizados
• Roupa de Melania Trump na posse é comparada a da personagem Carmen Sandiego
• Imigrante, reservada e 3ª esposa: conheça Melania Trump, esposa de Trump que volta à Casa Branca
Seu autor, o artista conceitual americano Brad Downey, queria torná-lo um "não-monumento, uma contra-propaganda", explicando que queria criticar as políticas do inquilino da Casa Branca, lembrando que a própria primeira-dama, nascida Melania Knavs na Iugoslávia, é imigrante.
Ele disse estar "triste" com o desaparecimento da obra, que, no entanto, estava firmemente fixada ao tronco por concreto e barras de ferro, obrigando os ladrões a cortá-la acima dos tornozelos.
"Tenho a sensação de que tem algo a ver com o retorno do bilionário ao poder, mas quem sabe?" ele disse à AFP.
Uma estátua anterior, representando a ex-modelo em seu famoso vestido azul-celeste, foi reduzida a cinzas em julho de 2020. Esculpida grosseiramente com uma motosserra em um tronco de árvore e comparada a um espantalho de pássaro, sua imagem se tornou viral no mundo todo.

