Seg, 15 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
MOBILIDADE

Estudo aponta que RMR tem potencial para expandir 81 km de linhas de transporte coletivo até 2054

Expansão faria com que o número de pessoas atendidas aumentasse de 462,3 mil para 838,8 mil

Estudo aponta que RMR tem potencial para expandir 81 km de linhas de transporte coletivo até 2054Estudo aponta que RMR tem potencial para expandir 81 km de linhas de transporte coletivo até 2054 - Foto: José Britto / Folha de Pernambuco

A Região Metropolitana do Recife (RMR) tem potencial para ampliar em 81 quilômetros a rede de Transporte Público Coletivo de Média e Alta Capacidades (TPC-MAC), passando dos atuais de 68 km para 150 km de extensão até 2054. Essa possibilidade consta no Boletim Informativo nº 4 do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU).

A expansão faria com que o número de pessoas atendidas aumentasse de 462,3 mil para 838,8 mil. O estudo foi realizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Ministério das Cidades.

No caso da capital pernambucana, a projeção é que, em 29 anos, ocorra o aumento em 81 km na rede de Bus Rapid Transit (BRT), Veículos Leves Sobre Trilhos (VLT) ou monotrilho. Os trens urbanos operados a diesel pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no Recife não possuem desempenho operacional compatível com sistemas de Alta Capacidade nos termos do Guia de TPC.

De acordo com a nova edição do ENMU, as Redes Futuras de transporte incluem novos trechos de metrôs, trens, VLT, BRT e corredores exclusivos de ônibus. O estudo revela que a inclusão pode dobrar o percentual de pessoas que vivem próximas a estações de TPC. 

O índice People Near Transit (PNT), que calcula a porcentagem da população a até 1 km de corredores como BRTs e trilhos, mostra que, no Recife, o número saltaria de 21,8% para 45,9%. O indicador foi criado pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP). 

Outro indicador que seria impactado é o RTR (Rapid Transit to Resident), que compara a população urbana de cidades com mais de 500 mil habitantes com a extensão das linhas de TPC-MAC. Esse indicador permite avaliar o ritmo de crescimento da infraestrutura em relação ao crescimento demográfico nas áreas urbanas. No Recife, com a implantação da Rede Futura completa, o RTR passaria de 18 para 38. 

Cenário nacional
O estudo aponta ainda que, caso somadas, as 21 maiores regiões metropolitanas (RMs) do país têm potencial para expandir em cerca de 2,5 mil km as redes de TPC-MAC até 2054. O documento prevê mais 323 km de linhas de metrô, 96 km de trens urbanos, 1.930 km de sistemas de BRT, VLT ou monotrilho e 157 km de corredores de ônibus. 

Atualmente, as 21 regiões metropolitanas pesquisadas, distribuídas nas cinco regiões do país, têm 2.007 km de rede de transporte público. São elas: Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Santos, Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Goiânia, Distrito Federal, Salvador, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Teresina, São Luís, Fortaleza, Belém e Manaus.

Nesta etapa foram avaliados 400 planos e projetos identificados no Boletim Informativo nº 3, divulgado em março deste ano. Do total, quase 200 projetos com foco em sistemas de TPC-MAC têm demanda suficiente e serão capazes de ampliar o acesso da população nos próximos 30 anos.

Veja também

Newsletter