EUA oferece recompensa de quase R$ 60 milhões por informações sobre Hezbollah na fronteira do Brasil
Autoridades buscam informações sobre redes financeiras da organização na região da Tríplice Fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai
O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira uma recompensa de até 10 milhões de dólares (quase R$ 60 milhões) a quem fornecer dados que permitam desarticular os canais de financiamento do grupo libanês Hezbollah na região onde convergem Brasil, Argentina e Paraguai.
Leia também
• Joe Biden é diagnosticado com câncer de próstata com metástase para os ossos; entenda a doença
• Exército do Líbano desmantelou 90% da infraestrutura do Hezbollah no sul do país, diz fonte de segur
• Grupo libanês Hezbollah não permitirá que 'ninguém desarme' seu arsenal, diz seu líder
Segundo a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, articuladores do Hezbollah na chamada Tríplice Fronteira recorrem a uma ampla gama de atividades ilícitas para levantar recursos. Entre eles, os investigadores identificaram lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, contrabando de carvão e petróleo, comércio ilegal de diamantes, transporte clandestino de moedas em espécie, cigarros e artigos de luxo, além de falsificação de documentos e cédulas de dólar.
A organização também lucra com negócios legítimos espalhados pela América Latina, como construção civil, importação e exportação de mercadorias e transações imobiliárias.

