Seg, 15 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
GUERRA NA UCRÂNIA

Fábrica de mísseis Neptune nos arredores de Kiev foi atingida por ataque russo

Mísseis fabricados na cidade de Vizar foram usados para afundar o navio Moskva

Fábrica de mísseis em Vizar, no Oblast de Kiev, na UcrâniaFábrica de mísseis em Vizar, no Oblast de Kiev, na Ucrânia - Foto: Fadel Senna/AFP

Uma fábrica de mísseis Neptune, que segundo a Ucrânia teria sido a munição usada para afundar o "Moskva", navio simbólico russo, foi alvo de um ataque de Moscou na noite de quinta-feira (14) e foi parcialmente destruída, constataram jornalistas da AFP nesta sexta-feira (15).

A fábrica de Vizar e o prédio administrativo adjacente, localizado a cerca de 30 quilômetros do Aeroporto Internacional de Kiev, sofreram danos significativos. 

Pouco antes, as autoridades russas haviam anunciado o ataque a uma fábrica de mísseis terra-ar. 

"Por volta da 1h30 da manhã, um dos guardas me chamou para me alertar sobre o ataque", disse à AFP Andriy Sizov, 47 anos, que tem uma oficina de marcenaria a cerca de 100 metros da fábrica. 

"Eram cinco. Meu funcionário estava no escritório, ele foi lançado ao chão pelas explosões", disse o homem, que acredita que o ataque é uma vingança russa pelo naufrágio do "Moskva". 

O governador da região ucraniana de Odessa, Maxim Marchenko, afirmou na madrugada de quarta para quinta-feira que mísseis Neptune foram usados pelo exército ucraniano para atacar o "Moskva". 

A Rússia não confirmou que este seja o motivo do naufrágio do navio e afirmou que houve um incêndio a bordo deste navio de 186 metros de comprimento, que provocou a explosão de munição.

Veja também

Newsletter