Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
PALESTINA

FAO alerta que menos de 5% das terras de Gaza são aráveis devido à guerra

A situação "prejudica ainda mais a capacidade de produção de alimentos e agrava o risco de fome na área", enfatizou a organização em seu comunicado

Soldados israelenses no campo de refugiados palestinos de Tulkarem  após uma ordem de evacuação ter sido emitida para os moradores palestinosSoldados israelenses no campo de refugiados palestinos de Tulkarem após uma ordem de evacuação ter sido emitida para os moradores palestinos - Foto: Jaafar Ashtiyeh / AFP

Menos de 5% das terras agrícolas de Gaza são atualmente aráveis e/ou acessíveis, o que agrava ainda mais o risco de fome no território palestino devastado pela guerra, de acordo com um novo relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Até o final de abril, mais de 80% das terras agrícolas estavam danificadas e 77,8% não estavam mais acessíveis, portanto apenas 4,6% das terras são potencialmente adequadas para cultivo, de acordo com esta análise baseada em um relatório geoespacial conduzido com o Unosat, o centro de satélites das Nações Unidas.
 

A situação "prejudica ainda mais a capacidade de produção de alimentos e agrava o risco de fome na área", enfatizou a FAO em seu comunicado.

A situação é particularmente crítica em Rafah, no sul do território, e no norte, onde "quase" nenhuma terra agrícola é acessível, acrescentou o relatório.

Após mais de 19 meses de guerra e dois meses e meio de bloqueio de ajuda internacional por parte de Israel, o povo de Gaza está privado de tudo e a ameaça da fome paira no ar.

O governo israelense, sob pressão internacional, suspendeu apenas parcialmente o embargo de ajuda na semana passada, mas ainda está longe de atender às necessidades, de acordo com as organizações humanitárias.

Antes do início do conflito, a agricultura representava aproximadamente 10% da economia de Gaza, mais de 560.000 pessoas (cerca de um quarto da população) viviam ao menos parcialmente da produção agrícola, gado ou pesca, segundo a organização.

Veja também

Newsletter