Fernando de Noronha: fortes chuvas provocam suspensão de voos; Apac emite alerta laranja
Um temporal atingiu fortemente a região nessa quinta-feira (6)
Fernando de Noronha registrou fortes chuvas nas últimas horas, resultando em voos cancelados e transtornos para moradores e turistas.
Um temporal atingiu fortemente a região nessa quinta-feira (6). A água, acompanhada de ventania, invadiu o saguão e área de desembarque do Aeroporto Carlos Wilson.
Segundo a Azul, que opera os voos na Ilha, "por questões climáticas adversas em Fernando de Noronha, os voos AD4266 e AD4718 (Recife-Fernando de Noronha) precisaram alternar para Recife".
Ainda de acordo com a companhia aérea, os clientes impactados foram reacomodados em outros voos da Azul, e receberam toda assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
"A Azul ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações, valor primordial para a companhia", afirmou a empresa, por meio de nota.
Devido ao acúmulo de chuvas, a Praia do Sancho, a Baía dos Porcos e a Trilha do Capim-açu foram temporariamente fechadas. "A situação será reavaliada e uma nova atualização será divulgada nesta sexta", afirmou o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio).
Leia também
• "Recife Capital do Brega" acontece nesta sexta-feira (7), no Marco Zero; confira atrações
• Padre Fábio de Melo grava DVD no Recife em clima de renascimento e adoração
• Gravação de DVD do padre Fábio de Melo movimenta Marco Zero do Recife nesta quinta-feira de feriado
Aviso meteorológico
A Ilha registrou 69,6 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, segundo dados atualizados pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), às 9h40 desta sexta-feira (7).
Devido ao volume, um aviso meteorológico laranja, de "estado de atenção", foi emitido pela Apac para a região, válido até esta sexta.
O comunicado, divulgado ainda na quinta (6), prevê pancadas de chuva de intensidade moderada ao longo do dia.
Segundo a Apac, o sistema meteorológico Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está com o posicionamento favorável à ocorrência de pancadas de chuva com intensidade moderada em Fernando de Noronha e áreas circunvizinhas.
Ainda segundo a Agência, as pancadas de chuva poderão vir acompanhadas de vento forte, relâmpagos e trovões.
A reportagem da Folha de Pernambuco entrou em contato com a administração de Fernando de Noronha para obter informações sobre os transtornos provocados pelas fortes chuvas, mas ainda não obteve resposta. O espaço segue aberto.

