Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
STF

Flávio Dino, do STF, critica governo dos EUA por analisar redes de estudantes que pedem visto

Ministro afirmou que país faz 'monitoramento mais agressivo' de publicações em plataformas

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF)O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF) - Foto: Antonio Augusto/STF

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou nesta quarta-feira a decisão do governo dos Estados Unidos de analisar as redes sociais dos estudantes que se candidatarem a um visto no país. Para Dino, o governo americano faz o "monitoramento mais agressivo" de redes.

— Talvez o monitoramento mais agressivo nas redes sociais hoje é feito pelos Estados Unidos, que sancionam, muito fortemente, a partir de postagens. E sancionam de que modo, retirando conteúdo? Não, muito pior. Negando visto. Expulsando imigrantes, patrulhando imigrante.

O comentário foi feito durante a sessão do STF que discute as regras do Marco Civil da Internet sobre a responsabilidade das plataformas pelos conteúdos publicados nelas. Já existe uma maioria entre os ministros para aumentar a responsabilização das empresas.

Dino mencionou também a exigência de que os estudantes mantenham as contas com visualização pública para que possam concorrer ao visto.

— E agora, vejam a novidade, há uma ordem de que determinados cidadão são obrigados a manter perfis das redes sociais e públicos. Eles não têm sequer o direito de optar, de filtrar as suas próprias portagens.

Veja também

Newsletter