Frieira pode baixar imunidade e causar complicações; saiba como prevenir
Causadas por fungos, as descamações podem até sangrar. A higiene é fundamental
Sentir aquela coceirinha e até mesmo um ardor entre os dedos dos pés é um sinal para ficar atento. Você pode ter contraído um tipo bem conhecido de micose: a frieira. Causadas por fungos, elas são descamações da pele que provocam coceira e até sangramento nos casos extremos. Para evitá-las, é preciso lavar bem os pés e secar entre os dedos a cada banho.
Segundo a podóloga Cris Farias, as micoses podem servir como porta de entrada para outras doençasA podóloga Cris Farias explica que, além de incomodar, as micoses podem abrir caminho para outras doenças. “As micoses deixam a área infectada frágil e com baixa imunidade. No entanto, antes de tratar, é preciso diagnosticar o problema para depois podermos saber qual tratamento será feito”, destaca.
Leia também
• Às vésperas do Verão, corpo exige cuidados especiais
• Atenção reforçada com a saúde dos pés evita uma série de problemas
Cris salienta que, no geral, é difícil detectar o início desse tipo de micose, mas existem algumas maneiras de prevenir e tratá-las. “Por ficarem muito tempo dentro de calçados fechados e com meias quentes, os pés ficam úmidos, criando um ambiente favorável à proliferação de fungos. A primeira dica que dou é a constante limpeza dos pés e a escolha por meias de algodão que permitem uma melhor absorção do suor”, afirma a podóloga.
Outra dica importante que pode se adotar, de acordo com a profissional, é usar um chinelo de borracha para tomar banho, retirando-o somente para lavar os pés. “Além disso, também recomendo o uso de desodorantes ou talcos com bactericida e fungicida. Mas se a prevenção não foi suficiente e você pegou uma micose, meu conselho é que não perca tempo. Procure uma podóloga o quanto antes para realizar um bom tratamento”, finaliza Cris Farias.

