Fundação Altino Ventura inaugura sede própria em novembro
Unidade integrará o Complexo Hospitalar da instituição
A Fundação Altino Ventura (FAV), instituição sem fins lucrativos e referência em saúde oftalmológica, inaugura sua nova sede, a primeira em imóvel próprio, no próximo dia 9 de novembro, às 9h.
Nesta quinta-feira (28), o presidente do Conselho Diretor da FAV, Marcelo Ventura, visitou a redação da Folha de Pernambuco para oficializar o convite para a inauguração e deu detalhes sobre o novo espaço. Ele foi recebido pelo diretor executivo da Folha, Paulo Pugliesi, e pela diretora administrativa, Mariana Costa.
A nova unidade está localizada na Avenida Maurício de Nassau, nº 2075, no bairro da Iputinga, na Zona Oeste do Recife, e integrará o Complexo Hospitalar da fundação. O espaço conta com aproximadamente 20 mil m2 de área construída em seis pavimentos, com infraestrutura para atender mensalmente até 70 mil pacientes e realizar até 4 mil cirurgias oftalmológicas.
“Eu acredito que a gente vem exatamente para mostrar que o Sistema Único de Saúde pode realmente, sim, funcionar. A população tem acesso à fundação através do SUS e nós vamos continuar nos nossos caminhos, diminuindo as desigualdades, fazendo com que as pessoas continuem a enxergar, que recuperem a sua visão”, comentou Marcelo Ventura.
A nova sede disporá de centro cirúrgico com 16 salas, com recursos para o funcionamento inicial de seis delas, e mais de 30 consultórios para o atendimento multidisciplinar. Além disso, contará também com centro diagnóstico e administrativo, centro de estudos e pesquisas científicas, bem como com biblioteca e o Memorial da Fundação.
Leia também
• Pandemia derrubou em 35% número de consultas oftalmológicas em 2020
• Veja problemas oftalmológicos comuns na infância e saiba como tratá-los
• Fundação Altino Ventura inaugura centro de terapia aquática e multissensorial
“A fundação hoje tem uma tecnologia bastante diferenciada em que oferece aos pacientes soluções de casos, inclusive os mais difíceis. Ela é uma referência para o Nordeste”, destacou o presidente.
Em 2021, a FAV completa 35 anos, celebrados com a inauguração da nova sede, orçada em R$ 30 milhões. O investimento é fruto de campanhas de arrecadação de recursos e apoio de parceiros nacionais e internacionais.
Desde a criação, a Fundação Altino Ventura já realizou cerca de 17,8 milhões de procedimentos médicos e terapêuticos em 1,7 milhão de pacientes, tanto na sede, no Recife, quanto nas unidades de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, em Salgueiro e Serra Talhada, no Sertão.
“A fundação hoje, como eu costumo dizer, é um patrimônio do povo de Pernambuco. E agora nós vamos ter um lugar, que é um lugar que a gente sempre sonhou, que é uma sede própria. Neste local, nós vamos ter uma condição muito melhor para atender, e não só atender, como dobrar a nossa capacidade de atendimento, oferecendo isso à população de Pernambuco ou à população que precisa de cuidados”, frisou Ventura.
Prêmio Visão Social
Durante a inauguração da nova sede, também será concedido o Prêmio Altino Ventura - Visão Social 2021, em comemoração aos 35 anos da instituição. A honraria foi criada para contemplar profissionais, personalidades, autoridades nacionais e estrangeiras que contribuíram de forma relevante para o crescimento dos serviços oferecidos à população por meio da Fundação Altino Ventura.
A diretora Mariana Costa será agraciada na categoria Imprensa. “Muito obrigada. Estou aqui representando a Folha, com muito orgulho, e estarei lá com muita alegria”, destacou a gestora ao receber a notícia da premiação.

