Furto de cabos de energia causa mortes e prejuízos à população em Pernambuco
Dois homens morreram nesta quarta-feira (14) durante tentativas de furto de fios na Região Metropolitana do Recife; em 2025, já foram registradas 168 ocorrências
O furto de cabos da rede elétrica segue trazendo sérias consequências à população pernambucana. Nesta quarta-feira (14), dois homens morreram eletrocutados em diferentes tentativas de subtração de cabos na Região Metropolitana do Recife - uma em Santo Amaro, na área central da capital, e outra em Jaboatão dos Guararapes.
A Neoenergia Pernambuco divulgou dados que revelam a gravidade e os riscos crescentes associados a esse tipo de ação.
Somente entre janeiro e abril deste ano, foram registradas 168 ocorrências de furto de cabos no estado, resultando na retirada de cerca de 10 km de material da rede e afetando diretamente 1,7 mil unidades consumidoras. Nesse período, três mortes foram registradas.
Leia também
• Recife: homem é encontrado morto; suspeita é que estaria tentando roubar fios
• Neoenergia retira cerca de 2,5 toneladas de fios irregulares em mais de 850 postes no Recife
O número representa um aumento significativo em comparação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizadas 96 ocorrências, com 7 km de cabos furtados e impacto em 1,3 mil clientes.
Em todo o ano de 2024, foram aproximadamente 400 ocorrências, com mais de 30 km de cabos subtraídos, interrupção no fornecimento de energia para cerca de 35 mil pessoas e cinco mortes causadas por intervenções indevidas na rede elétrica.
O caso mais recente no Recife aconteceu nas proximidades do Parque 13 de Maio, na área central da cidade, nesta quarta-feira (14).
Testemunhas relataram que um homem subiu em um poste e sofreu uma descarga elétrica, caindo logo em seguida. Ele portava uma faca na cintura, o que reforça a suspeita de tentativa de furto de fios.
Já no bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, outro homem foi encontrado morto próximo à fábrica da Vitarella.
Técnicos da Neoenergia, acionados pelo Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS), identificaram que uma mufla elétrica havia sido serrada no local, caracterizando mais uma tentativa de acesso à rede elétrica.
Segurança
A Neoenergia reforça que somente profissionais autorizados e devidamente capacitados podem operar as estruturas da rede elétrica.
A manipulação indevida representa risco iminente de morte, além de comprometer a segurança de pessoas, imóveis e equipamentos. Incêndios, oscilações de tensão e prejuízos financeiros à população estão entre as consequências potenciais dessas ações.

