Logo Folha de Pernambuco

VIDA MARINHA

Golfinho é encontrado morto na praia de Piedade, em Jaboatão

Animal não possuía marcas de ferimentos no corpo segundo veterinário do ICMBio

Golfinho era um adulto e media cerca de 3 metrosGolfinho era um adulto e media cerca de 3 metros - Foto: Cortesia/Adriano Artoni

Um golfinho foi encontrado morto, na tarde dessa segunda-feira (28), na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

O golfinho foi encontrado na faixa de areia nas proximidades do Espaço Vida Marinha, local dedicado à educação ambiental e à valorização dos ecossistemas costeiros.

O encalhe do animal marinho foi comunicado pela Prefeitura de Jaboatão ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que realizou o resgate do golfinho por meio do Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA).

Segundo o veterinário do CMA Lucas Inácio Melo, o animal era adulto da espécie "golfinho-nariz-de-garrafa" (Tursiops truncatus) e media cerca de 3,2 metros.

Após o resgate, o corpo foi encaminhado par a base do CMA, em Itamaracá, no Litoral Norte de Pernambuco.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Folha de Pernambuco (@folhape)

 

Lucas Inácio Melo ainda afirmou que o golfinho não possuía marcas de ferimentos no corpo e que encalhes do tipo podem acontecer em qualquer trecho do litoral. Exames serão feitos para indicar a causa da morte do animal. 

"Não tinha marca que expressasse a causa mortis. Estamos estudante para saber o que de fato aconteceu. Não sabemos o motivo para que ele possa ter encalhado, pode ter sido alguma doença ou colisão com embarcação", explicou o veterinário à Folha de Pernambuco

O veterinário do CMA destacou que, em caso de alguém encontrar um animal marinho morto e encalhado na praia, a recomendação é evitar o toque para mitigar eventual risco de contaminação, uma vez que, não se sabe a procedência do bicho.

É preciso também acionar autoridades competentes, como a Polícia e o Corpo de Bombeiros. "A recomendação é que se deixe o animal no canto em que ele está. Os órgãos fazem o isolamento da área e os primeiros atendimentos", completou. 

 

Veja também

Idoso morre esmagado por rolo compressor na BR-232, em Caruaru
AGRESTE

Idoso morre esmagado por rolo compressor na BR-232, em Caruaru

Bombeiros investigam tentativa malsucedida de resgate que terminou em morte de gato em Triunfo
SERTÃO

Bombeiros investigam tentativa malsucedida de resgate que terminou em morte de gato em Triunfo

Newsletter