Qua, 24 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Notícias

Governador empossa reitor da UPE

Em seu discurso durante a solenidade, o reitor Pedro Falcão solicitou ao Governo do Estado melhorias para a instituição

É o segundo mandato do reitor da Universidade de PernambucoÉ o segundo mandato do reitor da Universidade de Pernambuco - Foto: Arthur Mota

Reeleito para o quadriênio 2019/2022, o professor Pedro Henrique de Barros Falcão foi empossado, ontem, pelo governador Paulo Câmara, como reitor da Universidade de Pernambuco (UPE). Este é o segundo mandato do gestor e da vice-reitora, Socorro Cavalcanti à frente da instituição. Em seu discurso, durante a cerimônia realizada na Faculdade de Ciências da Administração (FCAP), Pedro Falcão solicitou ao Governo do Estado melhorias para a instituição, que tem atuado com 50% a menos do orçamento previsto.

“Mesmo diante da crise, sei que o senhor [governador] irá rever o orçamento da universidade a partir deste ano, ou pelo menos a liberação de recursos previsto pelo decreto de 2009. Fizemos muito com pouco e conseguimos manter o nível de exigência”, declarou o reitor, referindo-se ao decreto 34.380/2009 que institui a gratuidade das taxas de matrícula e de mensalidade nos cursos regulares de graduação oferecidos pela UPE. No entanto, os valores correspondentes a estas taxas seriam repassados para a universidade.

Ao fazer uma avaliação do seu primeiro mandato, o reitor Pedro Falcão ressaltou que conseguiu cumprir 74% das metas planejadas, mas que ainda há muito para ser conquistado. Ele aproveitou para anunciar que a inauguração do campus de Serra Talhada deverá ser feita em fevereiro.

“Nós precisamos requalificar os laboratórios, a infraestrutura do campus em Recife é um problema. Precisamos comprar livros para nossa biblioteca, cumprir com urgência as exigências do Conselho Estadual de Educação com relação à acessibilidade de várias unidades”, declarou. Outra preocupação é com o modelo de gestão dos novos campi, como em Caruaru, Serra Talhada, Salgueiro, por exemplo, cuja proposta é eleger um diretor para cada unidade.

Sobre o complexo hospitalar da UPE - em que compreende o Cisam, Hospital Oswaldo Cruz e Procape - o reitor Pedro Falcão afirma que é necessário ter um aporte do Governo do Estado para a requalificação dos equipamentos, já que os recursos são 100% oriundos do SUS. “Tal como é repassado para outros hospitais da rede. Queremos fazer esse ajuste também em relação aos financiamentos feitos pela Secretária de Saúde”.

A UPE e os hospitais são vinculados a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Diante destas demandas, o governador Paulo Câmara afirmou esperar que a economia melhore para atender aos anseios da universidade. “Nós temos grandes desafios e a universidade tem valores importantes para o Governo do Estado. Temos que ficar cada vez mais antenados com o futuro e com condições estruturais que possam permitir que os alunos tenham condições de aprender e os alunos de ensinar e equipamentos que garantam essa formação. Tudo isso está dentro da nossa visão”, declarou.

A respeito do complexo hospitalar, Câmara explicou que “o novo secretário está conversando com os que fazem a universidade para que essas melhorias sejam feitas, seja na parte profissional ou estrutural”.

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aluísio Lessa, assumiu o compromisso de buscar mais recursos para que a universidade continue avançando. “Vamos lutar por orçamentos em Brasília, que está a espera de bons projetos e que os estados apresentem boas demandas nessa área. Pernambuco tem a vantagem de ter uma secretaria como essa, pioneira no Brasil, e que tem a ela vinculada a UPE, com faculdades que dão exemplo ao Brasil”, afirmou.

LISTÃO

O listão com os aprovados no Sistema Seriado de Avaliação 3 (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE) será divulgado na próxima terça-feira (15), a partir das 11h, na sede da reitoria, no bairro de Santo Amaro. A partir das 12h, a lista dos classificados também estará disponível na internet e no sistema individual do candidato (www.upe.br e www.processodeingresso.upe.pe.gov.br).

São 1.740 vagas para o SSA 3 nos 54 cursos de graduação. Os aprovados nesta terceira fase precisam estar atentos ao calendário da instituição. O período de matricula será feito entre os dias 30 e 31 de janeiro Quem ficou na lista de remanejamento, a divulgação está prevista para até 21 de janeiro e a matricula no dia 15 de fevereiro. O início das aulas será no dia 25 de fevereiro. O acesso aos espelhos das redações corrigidas poderá ser feito a partir de 15 de março.

Veja também

Newsletter