Governo de Pernambuco anuncia implantação de 31 novas escolas em tempo integral
O governo de Pernambuco anunciou, nesta quarta-feira (10), a ampliação da rede de ensino em tempo integral do Estado, que ganhou o reforço de 31 novas escolas. Além das escolas destinadas aos estudantes do Ensino Médio, o modelo agora abrange também as escolas dedicadas ao Ensino Fundamental.
Além da ampliação da rede de escolas que ofertam o ensino em tempo integral, houve também uma mudança no formato, conforme explicou o secretário estadual de Educação e Esportes, Fred Amancio. "Algumas unidades que já funcionavam no modelo de educação integral estão ampliando também a carga horária. Essa medida serve para aumentar a oferta de vagas em tempo integral em algumas localidades", disse Amancio.
Ainda no anúncio, o governo estadual apresentou uma novidade do projeto educacional: as escolas de tempo integral dedicadas aos anos finais do Ensino Fundamental.
Leia também
• Pernambuco anuncia quatro novas Escolas Técnicas Estaduais e alcança a marca de 50 em todo o Estado
• Panelas é premiado pelo Governo de Pernambuco com melhor resultado na alfabetização; veja lista
• Governo de Pernambuco anuncia escolas e municípios com maiores notas no Idepe 2019
Segundo o governador Paulo Câmara, a rede de ensino integral, que agora conta com 469 escolas, está muito perto de atingir a meta, que é garantir acesso ao ensinto em tempo integral a todos os estudantes que queiram. "O nosso Estado tem a maior rede de escolas em tempo integral do Brasil. Hoje, 65% das vagas oferecidas no Ensino Médio são de tempo integral. De acordo com as nossas estimativas, a oferta de 70% das vagas de tempo integral garante que todos os que queiram possam passar mais tempo nas escolas", comunicou o gestor estadual.
Câmara ressaltou também que a educação de Pernambuco tem apresentado importantes resultados, que mostram que o empenho da gestão na educação tem surtido efeito. "Somos referência de Educação Pública no País. Estamos entre os três estados com melhores desempenhos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e temos a menor taxa de abandono, com pouco menos de 1%. Mesmo pequeno, vamos continuar trabalhando para diminuir ainda mais esse percentual, oferecendo escolas atrativas aos estudantes, para que estes estejam motivados, bem como os professores", complementou o governador.
A rede de ensino integral funciona agora em quatro modelos: escolas integrais de 45h semanais; escolas integrais de dois turnos, para ensino fundamental e médio, com 35h semanais pela manhã e pela tarde e mais 35h semanais à tarde e à noite; escolas integrais de 35h semanais (uma instituição); e escolas técnicas estaduais, com 45h semanais.
Escolas que já adotavam o modelo integral de ensino passaram por reformulação na jornada semanal: 24 unidades de Ensino Médio passaram de 35h semanais para 45h; Sete unidades de Ensino Médio com 35h semanais têm agora 35h em dois turnos; Uma escola de Ensino Médio com 35h semanais passou a ser uma unidade de Fundamental e Médio com 35h semanais em dois turnos; e duas escolas que já ofertavam o Ensino Médio com 35h semanais em dois turnos vão passar a ter 45h semanais.
Das 31 escolas que passam a compor a rede, quatro serão apenas de Ensino Médio com 45h semanais; uma será de Ensino Médio com 35h semanais; oito serão de Ensino Médio com 35h semanais em dois turnos; 13 serão de ensinos Fundamental e Médio, com 35h semanais em dois turnos; quatro escolas serão exclusivamente dedicadas ao Ensino Fundamental, com 35h semanais; e uma escola técnica estadual com carga horária semanal de 45h.
Confira abaixo quais são as novas escolas e em qual modelo elas estão:

