Seg, 08 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Mundo

Guterres alerta sobre ciclo de 'represálias' após bombardeios dos EUA no Irã

O diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o diplomata argentino Rafael Grossi, também expressou preocupação pelo risco de "expansão do conflito"

O Secretário-Geral da ONU, Antonio GuterresO Secretário-Geral da ONU, Antonio Guterres - Foto: Fabrice Coffrini / AFP

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, alertou neste domingo (22) sobre "outro ciclo de destruição" e represálias após os ataques americanos contra o Irã, que marcaram uma "guinada perigosa" na região.

"Tenho condenado repetidamente qualquer escalada militar no Oriente Médio", disse o secretário-geral em uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU.

"As pessoas da região não podem suportar outro ciclo de destruição. E, no entanto, agora corremos o risco de cair em um círculo de represália após represália", advertiu.

O diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o diplomata argentino Rafael Grossi, também expressou preocupação pelo risco de "expansão do conflito", e pediu "moderação máxima".

"Temos uma janela de oportunidade para voltar ao diálogo e à diplomacia. Se essa janela se fechar, a violência e a destruição podem alcançar níveis impensáveis e o regime de não proliferação nuclear, tal como o conhecemos, pode ruir e colapsar", declarou Grossi durante a sua participação por videoconferência na reunião do Conselho.

Quanto ao impacto dos ataques americanos, Grossi indicou que "crateras são visíveis nas instalações de Fordow, o principal local de enriquecimento de urânio a 60% no Irã, o que indica o uso por parte dos Estados Unidos de munições perfurantes".

Mas, "neste momento, ninguém, incluindo a AIEA, está em posição de avaliar os danos subterrâneos" no local, indicou.

"Ataques armados contra instalações nucleares jamais deveriam ocorrer", insistiu, reiterando sua preocupação pelo riscos de emissões radioativas.

Veja também

Newsletter