Seg, 08 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
diplomacia

Haiti credencia embaixador na República Dominicana após três anos

Emmanuel Fritz Longchamp apresentou suas credenciais ao presidente dominicano, Luis Abinader, durante um ato protocolar no Palácio Nacional

Bandeira do HaitiBandeira do Haiti - Foto: pixabay

O Haiti voltou a ter um embaixador na República Dominicana nesta quinta-feira (29), após mais de três anos sem esta representação diplomática devido às tensões migratórias com o país vizinho.

O embaixador Emmanuel Fritz Longchamp apresentou suas credenciais ao presidente dominicano, Luis Abinader, durante um ato protocolar no Palácio Nacional. Os dois conversaram por cerca de dez minutos durante a apresentação.

Fritz foi designado em fevereiro passado. Ele foi o primeiro a apresentar seu credenciamento de uma lista de sete embaixadores, incluindo os de Chile e Rússia.

A representação do Haiti em Santo Domingo estava a cargo de um chefe de missão desde 2022, quando o governo deste país caribenho retirou seu então embaixador, Smith Augustin, em meio à deterioração da relação bilateral devido à crise da violência das gangues em Porto Príncipe e à maciça migração haitiana.

Desde que chegou ao poder em 2020, e sua reeleição em 2024, Abinader endureceu as políticas migratórias com batidas e deportações em massa de imigrantes irregulares, o fechamento parcial da fronteira terrestre e a suspensão da conexão aérea bilateral.

Ele também ordenou a construção de um muro que já se estende por 160 quilômetros do total de 176 km da fronteira comum.

Veja também

Newsletter