Qua, 24 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Notícias

Hospital Mestre Vitalino realiza primeira cirurgia cardíaca

Unidade torna-se referência para esse tipo de tratamento, atendendo a 32 municípios da região

Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, passa a ser referência em procedimentos cardíacosHospital Mestre Vitalino, em Caruaru, passa a ser referência em procedimentos cardíacos - Foto: Divulgação/ SES

O Hospital Mestre Vitalino (HMV) - em Caruaru, Agreste do Estado - fez nesta terça (6) a primeira cirurgia cardíaca da unidade. O procedimento foi uma revascularização, que inaugurou as operações no centro cardiológico e o funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) coronariana. O HMV torna-se referência para esse tipo de tratamento, atendendo a 32 municípios da região.

O novo setor conta com 10 leitos e dá início à realização de cirurgias cardiológicas de alta complexidade, como revascularização miocárdica, cirurgia de troca e plástica de válvulas e cirurgias de aorta, como, por exemplo, aneurisma de aorta. Segundo o diretor do hospital, Marcelo Cavalcanti, procedimentos com marcapassos serão realizados em um segundo momento.

Em dezembro do ano passado, já havia sido inaugurada a Central de Hemodinâmica. Com 21 leitos e equipamentos de última geração, essa central tem como foco o atendimento das patologias de infarto e taquiarritmia. Dentre os procedimentos realizados estão o cateterismo cardíaco, a angioplastia com estente (tubo para desobstrução de artérias) convencional e farmacológico, e implantação de marcapasso provisório. O serviço funciona de forma regulada, ou seja, os pacientes são encaminhados pela Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES). O atendimento é realizado durante seis horas por dia, das 08h às 14h, de segunda a sexta-feira.

Veja também

Newsletter