Incêndio atinge palafitas em comunidade de Olinda; cadela morre carbonizada
Não houve registro de vítimas humanas, segundo o Corpo de Bombeiros
Um incêndio atingiu, na manhã desta terça-feira (10), seis residências de palafitas na comunidade V8, no bairro do Varadouro, em Olinda, Região Metropolitana do Recife (RMR).
Segundo o Corpo de Bombeiros, acionado para a ocorrência às 9h40, uma cadela foi encontrada sem vida e carbonizada no local. Não houve registro de vítimas humanas.
De acordo com os moradores da comunidade, um próprio morador teria causado o incêndio. O rapaz, que não foi identificado, foi levado à delegacia.
Leia também
• Concurso para Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial no Recife oferta 400 vagas
• Adolescente de 14 anos é morto a tiros na Zona Norte do Recife
• Homem fere genitália com própria arma em ação policial e é preso, em Olinda
Cinco viaturas da corporação foram mobilizadas para o local, incluindo unidades de combate a incêndio e resgate.
"As equipes atuaram rapidamente no controle e extinção das chamas, evitando a propagação do fogo para outras áreas", disse o Corpo de Bombeiros.
De acordo com a tenente dos Bombeiros que estava no local, Mariana Xavier, foram utilizados 20 mil litros de água para combater o incêndio.
Incêndio
A primeira casa atingida foi a de Josineide Faustino, que perdeu tudo. Ela conta que conhecia o rapaz que teria causado o incêndio.
"Fui trabalhar, aí ligaram para mim dizendo que estava pegando fogo aqui, que tinha perdido tudo, documento, ficou tudo aí. Conhecia o rapaz, sou companheira da mãe dele, mas está tudo certo, tudo tranquilo. Ele já tá resolvido para lá, Deus vai botar a mão nele", disse.

Apesar da perda, ela acredita que conseguirá recuperar tudo.
"Deus vai me dar o dobro e vai ficar muito melhor, vai me ajudar. A Nossa Senhora da Conceição também, que eu subi ontem com muita fé. Vai ser tudo de pé e tudo novo, casa nova, vida nova", disse.
Washington Henrique dos Santos foi outra pessoa que teve sua casa atingida pelo incêndio. Ele era o tutor da cadela que morreu.

"Ele (suspeito) tocou fogo nesse (palafita de Josineide), pegou no da minha vizinha e depois no meu, consequentemente pegou fogo na direita e na esquerda. Perdi tudo, até a minha cachorrinha", revelou.
Prefeitura de Olinda
Procurada pela reportagem da Folha de Pernambuco, a Prefeitura de Olinda informou que a Secretaria Executiva de Defesa Civil do município foi acionada para atuar na ação e foi constatado que "as construções, compostas predominantemente por materiais precários, como madeira e zinco, foram completamente consumidas pelo fogo, restando apenas vestígios".
A nota ressaltou que a equipe da Assistência Social de Olinda disponibiliza água, colchão e cesta básica para os atingidos pelo incêndio.
Além disso, a Prefeitura de Olinda está levantando um relatório social, com o objetivo de verificar se os cidadãos possuem assistências, como CadÚnico e Auxílio Moradia. A gestão municipal afirma que ofereceu abrigo, mas as seis famílias recusaram.