Qua, 10 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
irã

Irã diz que reconstruirá suas instalações nucleares em caso de ataque

"Se eles destruírem cem (instalações nucleares), nossos filhos construirão mil", afirmou Pezeshkian

Bandeira do IrãBandeira do Irã - Foto: Arquivo/AFP

O presidente iraniano, Massoud Pezeshkian, afirmou nesta quinta-feira (13) que seu país reconstruiria suas instalações nucleares se elas fossem destruídas em ataques, depois que a imprensa dos Estados Unidos informou que Israel poderia lançar um ataque a instalações nucleares estratégicas no Irã.

"Eles estão ameaçando atacar a nossa instalação nuclear de Natanz. Foram as mentes de nossos filhos que as construíram", disse Pezeshkian durante uma visita à província de Bushehr, no sul.

"Se eles destruírem cem (instalações nucleares), nossos filhos construirão mil", afirmou, sem fazer referência direta aos relatos da mídia americana.

O The Washington Post e o Wall Street Journal, citando autoridades de inteligência dos EUA, disseram que Israel provavelmente atacará as instalações nucleares iranianas de Fordo e Natanz, no centro do Irã, no primeiro semestre de 2025.

Em seu retorno à Casa Branca, o presidente americano, Donald Trump, reintroduziu sua política de "pressão máxima" em meio a temores de que este país esteja tentando desenvolver armas nucleares, o que o Irã nega.

Veja também

Newsletter