Ligações feitas para o Samu poderão ter a localização compartilhada; entenda
Novo serviço foi anunciado nesta semana pelo Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (22) que ligações feitas no Brasil para os serviços de emergência, como SAMU 192, polícia e bombeiros, por telefones com sistema operacional Android 5.0 terão sua localização compartilhada.
A novidade, que provém de uma parceria entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Google, foi nomeada de Serviço de Localização de Emergência (ELS).
Leia também
• ''Não há previsão de vacinação em massa contra a dengue'', diz ministra da Saúde
• Saúde intensifica campanha e alerta sobre sintomas de arboviroses
• Lula sinaliza permanência de Nísia, mas cobra nova marca para o Ministério da Saúde
"O atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) começa a partir do chamado telefônico, quando são passadas as primeiras orientações para os primeiros cuidados da vítima. A nova tecnologia será essencial para aumentar a rapidez e a precisão no tempo de respostas nos resgates, para que mais vidas sejam salvas", diz o comunicado da pasta.
Não será necessário nenhum aplicativo específico para que o serviço funcione, apenas que o aparelho celular seja Android com a versão 5.0. Além disso, o recurso apenas compartilhará informações caso sejam realizadas ligações de emergência e não acessa ou armazena os dados.