Seg, 22 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Fenômeno

Lua dos Cervos se destaca no céu limpo do Centro do Recife nesta quarta-feira (13)

O fenômeno também pode ser considerado como uma "Superlua"

Lua dos Cervos vista da Rua da Aurora, no Centro do RecifeLua dos Cervos vista da Rua da Aurora, no Centro do Recife - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Quem pode ver o céu do Recife na noite desta quarta-feira (13) aprecia uma lua mais brilhante e imponente que o habitual e prestigia o fenômeno da “Lua dos Cervos”, que acontece quando o satélite natural da Terra chega ao ponto de maior proximidade com o planeta.

Lua dos Cervos vista da Praça da República, na região central do RecifeLua dos Cervos vista da Praça da República, na região central do Recife - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

O fenômeno também pode ser considerado como uma “Superlua”. No caso da Lua dos Cervos, o satélite iniciou o ciclo no dia 6 de julho, chegando ao ápice nesta quarta-feira, onde atingiu o perigeu, o ponto mais perto da terra, durante a órbita elíptica. 

Segundo Cleiton Batista, coordenador do Observatório Alto da Sé, em Olinda, a Lua dos Cervos recebe este nome graças a uma tribo canadense chamada Algonquim, que ligava o fenômeno ao ciclo de crescimento anual dos chifres de cervos machos da região. “No hemisfério Norte, ela também pode ser chamada de Lua dos Trovões, porque lá é inverno e coincide com a época de pancadas de chuvas do verão e trovões”, explica o especialista.

Veja também

Newsletter