Macron quer acordo comercial entre UE e Estados Unidos ''o mais rápido possível''
Atualmente, os Estados Unidos estão aplicando uma tarifa universal de 10% sobre produtos europeus
O presidente francês, Emmanuel Macron, defendeu nesta quinta-feira (3) um acordo comercial "o mais rápido possível" entre a União Europeia e os Estados Unidos, com tarifas "mais baixas possíveis", durante uma viagem ao sul da França.
"Para mim, um acordo correto é o acordo que é fechado o mais rápido possível com as tarifas mais baixas possíveis e que deve ser justo e firme", disse o presidente francês, seis dias antes do prazo estabelecido por seu homólogo americano, Donald Trump, para chegar a um acordo.
Leia também
• Macron ameaça Irã com ''medidas de retaliação'' por franceses encarcerados
• Lula diz ter tido uma ''conversa forte'' com Macron sobre acordo UE-Mercosul
O Comissário Europeu de Comércio, Maros Sefcovic, está em Washington para tentar concluir um acordo em nome dos 27 Estados-membros da UE.
Segundo Macron, que visitou nesta quinta-feira o vilarejo francês de Roquefort, conhecido por seu queijo, é preciso tentar alcançar o "zero por zero", ou seja, nenhuma tarifa, porque os Estados Unidos e a Europa deveriam ter "um mercado aberto onde os produtos possam circular".
Atualmente, os Estados Unidos estão aplicando uma tarifa universal de 10% sobre produtos europeus, além de outras taxações para produtos específicos.

