Maestro João Paulo Martins revela diagnóstico de câncer de próstata; entenda a doença
A condição é a segunda principal causa de morte entre homens no Brasil
Um dos mais renomados intérpretes brasileiros da música clássica, João Paulo Martins, de 84 anos, foi diagnosticado com câncer de próstata.
A descoberta aconteceu em março deste ano, após uma biópsia. Logo em seguida, o maestro precisou passar por uma cirurgia, descrita por ele como "operação de guerra".
"Era um câncer agressivo. A operação [no fim de março] durou 4h20 e foi um sucesso de 100%. Mas o pós-operatório foi um grande problema. Eu nunca vivi algo tão dramático", contou, em entrevista à Folha de São Paulo.

O que é o câncer de próstata?
O câncer de próstata é um tipo de tumor que se desenvolve na próstata, uma glândula que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.
A próstata está localizada abaixo da bexiga e envolve a uretra, e sua principal função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides.
Segundo o Ministério da Saúde, na maior parte dos casos, ele cresce de forma lenta. Contudo, ocasionalmente, ele pode se desenvolver de forma rápida e se espalhar para outros órgãos.
No Brasil, ele é a segunda causa mais comum de morte entre homens, como mostram dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Fatores de risco para o câncer de próstata
Os principais fatores de risco associados ao câncer de próstata são:
- Idade: o risco aumenta com o avançar da idade;
- Histórico de câncer na família: homens cujo pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco;
- Sobrepeso e obesidade: estudos mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.
Quais são os sintomas?
Ainda, de acordo com a pasta, na fase inicial o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:
- Dificuldade de urinar;
- Demora em começar e terminar de urinar;
- Sangue na urina;
- Diminuição do jato de urina; e
- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

