Seg, 15 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Fraude

Mais de 63 mil ligações clandestinas foram identificadas pela Neoenergia em 2022

Total desviado seria suficiente para abastecer 290 mil residências por 30 dias

Ações de fiscalização da Neoenergia: energia foi recuperadaAções de fiscalização da Neoenergia: energia foi recuperada - Foto: Divulgação/Neoenergia Pernambuco

 

Em 2022, a Neoenergia Pernambuco identificou mais de 63 mil ligações cladestinas em sua área de cobertura, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira (9).

De acordo com a concessionária, o número é "expressivo" e resultou na agregação de cerca de 29 milhões de quilowatts-hora (KWh). Esse montante representa o abastecimento de 290 mil residências em 30 dias

Durante o ano, foram realizadas ações de regularização de clientes, com o uso de soluções como analytics e sensores inteligentes.

“Temos um centro de operações apenas para identificar e coibir as ligações clandestinas e os desvios de energia”, afirma o supervisor de Recuperação de Energia da Neoenergia Pernambuco, Ícaro Bezerra.

A empresa também substituiu 127 mil medidores obsoletos e/ou com possíveis defeitos - essa é uma das estratégias para prevenir erro na medição do consumo de energia elétrica.

Outra ação foi a realização de mais de 150 mil inspeções, que resultaram na identificação de 59 mil ligações com irregularidades.

Furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves.

Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária, sem a necessidade de identificação.

Veja também

Newsletter